Curso de oratória. Tá aí uma pequena expressão que quando dita, é responsável por algumas dúvidas, por exemplo: Como vou saber se preciso ou não de um? Em que um curso assim pode mudar na minha vida? Existe idade certa para investir em um curso de oratória?

Muito se pensa que a oratória deve ser destinada apenas a grandes palestrantes ou pessoas tímidas e retraídas. Tal equívoco pode ser explicado em apenas uma frase: falta de conhecimento sobre o que é e para que serve um curso de oratória. 

Saber se expressar, mas também sentir. Saber falar com clareza, mas também ouvir. Convencer o público com sua ideia e também vender seu produto. Essa é a oratória. Entretanto, aqui na Vox2you essa definição ultrapassa limites e se concretiza em um único ponto: transformação de vidas. 

Depois de entender o significado da arte de falar bem, é hora de saber se você precisa ou não de um curso de oratória!

Descubra se você precisa de um curso de oratória

Durante todas as fases da vida a comunicação é exercida. Do nascimento às primeiras experiências escolares. Dos primeiros relacionamentos as vivências no mercado de trabalho. Em todos esses momentos a única variável são as estratégias e técnicas utilizadas, por exemplo: um bebê de 5 meses se comunica chorando, enquanto que uma criança com pouco mais de 1 ano realiza sua comunicação por meio de palavras balbuciadas e desenhos. De forma prática, todos os indivíduos devem possuir uma boa comunicação de acordo com sua idade e respectiva etapa de desenvolvimento.

Fluência, coerência, clareza e persuasão são alguns dos aspectos que influenciam um processo comunicacional. A boa notícia é que esses e os demais aspectos, podem e devem ser treinados em um curso de oratória. 

É cada dia mais extensa a lista de situações em que um curso de oratória se faz necessário. Pensando nisso, separamos 5 dessas situações. Caso você se identifique com apenas uma delas, a notícia é uma só: você deve investir em um curso de oratória. Agora, se você se identificar com duas, três, quatro ou todas as situações, você precisa de um curso de oratória para ontem! 

 

#1 Já gaguejou e perdeu as palavras

Nervosismo a mil somado com vergonha de falar, não pode resultar em outra coisa a não ser frases gaguejadas. Entrevistas, conversas com novas pessoas e apresentações importantes, são algumas das situações que se tornam palco para essa dificuldade na comunicação. 

Além de ser uma condição desagradável, a gagueira por nervosismo é um fator extremamente delicado, visto que provavelmente denotará falta de preparo ou desconhecimento daquilo que está sendo dito. O resultado de tudo isso pode ser de inúmeros prejuízos, por exemplo, a perda de contatos importantes da sua rede de networking.  

#2 Usa muitos vícios de linguagem

E aí. Então né. Foi assim né. Tipo assim. Bom, hoje falaremos sobre… Bom…

Reconheceu alguma dessas expressões? Seja como a pessoa que utiliza, ou como o ouvinte, você certamente já teve contato com algum desses vícios de linguagem. Apesar de comuns, tal hábito nunca deve ser tido como normal, visto que, uma boa comunicação tem como premissa a transmissão clara e direta da mensagem. 

Desconhecimento, falta de preparo e sensação de insegurança são algumas das percepções que podem ser sentidas em uma comunicação repleta de vícios de linguagem. E é nesse ponto que você pode sofrer grandes perdas, principalmente no aspecto de oportunidades profissionais.

Mas calma! A notícia boa é que assim como bons hábitos, os maus hábitos também são fruto da repetição. Por isso, separe alguma parcela do seu dia para praticar.

#3 Fica nervoso quando fala com pessoas importantes e acaba passando vergonha

Imagine que você precisa realizar uma apresentação no trabalho e fica tão nervoso que perde o rumo do que ia falar, não consegue prestar atenção em nada, e se vê verdadeiramente perdido. Apesar de comum, essa é uma situação nada agradável, que pode ser pivô para inúmeras perdas, como, o empobrecimento da sua rede de networking e o fracasso em negociações importantes.

Estar preparado para situações importantes é uma habilidade que deve ser desenvolvida por profissionais de todas as áreas de atuação, principalmente nos casos onde há o desenvolvimento da glossofobia.

#4 Não sabe o que é Programação Neurolinguística (PNL)

Imagina se você pudesse programar seu cérebro para ele ser mais rápido, produtivo e gastar menos energia? Em suma, essa é a premissa da Programação Neurolinguística (PNL). Estudada na psicologia, a ciência da PNL difunde inúmeras técnicas, incluindo desde o autoconhecimento, até a moldagem de resultados de outros indivíduos. 

Sabe quando nos deparamos com as seguintes frases “Ah, já passei da idade de fazer isso” ou “Ah não, a última vez que comi maçã foi com 9 anos, não gosto até hoje” e simplesmente consentimos com aquilo que está sendo dito!? Nesse ponto que entra em jogo as técnicas de PNL.

Caso você não há conheça, existem grandes chances de que você esteja perdendo excelentes oportunidades.

#5 Perdeu uma ótima oportunidade de emprego pois não se comunicou corretamente

É comum que durante processos seletivos de contratação, ocorram algumas situações além da entrevista considerada formal e padrão. Dinâmicas e situações problema são acontecimentos comuns durante tais processos, e são nestes momentos que você tem espaço para apresentar seu potencial, tanto pessoal, quanto profissional. É nesse momento que é importante lembrar que: existem habilidades que nenhuma faculdade ensina, e se você não correr atrás você fica comendo poeira.

Como saber o melhor curso de oratória da Vox2you para mim?

Ao entender que independentemente da sua profissão, você deve investir em um curso de oratória, é hora de buscar pela melhor opção e se apropriar da frase: Quem tem Vox conquista o mundo.

Pensando em atender as mais variadas rotinas e necessidades, desenvolvemos diferentes modalidades de cursos, que contam com carga horária de 120 horas até uma carga horária totalmente personalizada. Além dos cursos presenciais com variadas cargas horárias, a Vox2you ainda conta com a Vox2you ON, maior plataforma de curso online de oratória do mundo.

Aqui na Vox nosso legado é transformar vidas, e acreditamos que o caminho para essa transformação seja a oratória. É por isso que nossos cursos não são apenas cursos de oratória, mas sim cursos de transformação, afinal:

  • São mais de 150 dinâmicas, 80 técnicas e 40 aulas;
  • Os alunos vivem em um ambiente de extremo networking, onde são desafiados a se tornarem profissionais e pessoas melhores;
  • Já transformamos mais de 15 mil alunos.

Independente da modalidade, todos os cursos oferecem uma metodologia prática, mediada por facilitadores de alto know-how. Imagine você tendo contato com colegas de turma, mais de 80 técnicas e 150 dinâmicas. Essa é a experiência vivida pelos alunos Vox.

Entre em contato com a unidade mais próxima e descubra o curso de oratória perfeito para você.

 

Gostou desse conteúdo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber nossos conteúdos em primeira mão.


Deixe um comentário