GLOSSOFOBIA: O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO

glossofobia - medo de falar em público

GLOSSOFOBIA: O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO

GLOSSOFOBIA: O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO 1200 439 Rauane Schiavetto

Boca seca, náuseas, transpiração excessiva e tremores no corpo. Esses são alguns dos sintomas vividos pelas pessoas que sofrem com a Glossofobia. Mas você sabe o que é isso?

Glossofobia, também como medo de falar em público. Já ouviu falar? De origem grega, a palavra glossofobia é composta pela junção de outras duas: glosso (língua) e fobia.

Por fobia, entende-se o medo exagerado de algo ou alguém, promovendo a sensação patológica de angústia infinita. Ao enquadrar-se em patologia, a fobia é considerada uma doença psicológica, visto que as sensações causadas por ela são em níveis acima dos considerados normais, colocando o indivíduo em um estado de congelamento.

Glossofobia e Fobial Social: conheça a diferença

Apesar de muitas vezes acabar sendo confundido com a fobia social, é preciso diferenciá-las. A sociofobia consiste no temor em agir de maneira a ser avaliado negativamente pelos outros, levando o indivíduo a evitar situações que possam provocar medo ou ansiedade.

Agora que entendemos o significado de glossofobia é hora de entendemos a sua origem.

Origem do medo de falar em público

Segundo o especialista em terapia comportamental, Nicodemos Borges, a glossofobia é resultado das experiências construídas pelo indivíduo durante a sua vida, incluindo traumas na infância.

Ademais, muitas vezes ela também está atrelada com a baixa autoestima, ou com o perfeccionismo. Dessa forma, pode ser também relacionada à necessidade de aprovação ou o sentimento negativo sobre si mesmo. 

Sintomas da Glossofobia

Os sintomas da glossofobia podem ser apresentados durante uma situação em que o indivíduo tenha que falar em público, ou simplesmente por pensar na situação. Nesse cenário, os sintomas são divididos em três grupos: sintomas físicos, sintomas verbais e sintomas não-verbais.

Sintomas Físicos

  • Boca seca;
  • Náuseas ou vômitos em casos muito extremos;
  • Transpiração excessiva e tremores no corpo;
  • Sudoreses, taquicardia, dificuldade para respirar, ansiedade intensa;

Sintomas Verbais

  • Voz tensa, trêmula ou fraca;

Sintomas Emocionais

  • Medo de se perder;
  • Evitar eventos que tenham seu foco em indivíduos do grupo;

Lembre-se, o primeiro passo para se livrar do seu medo é reconhecê-lo. Entender verdadeiramente o problema é a melhor maneira de encontrar maneiras de superá-lo. Através do autoconhecimento, você pode buscar ajuda de profissionais, por exemplo, terapeutas e cursos de oratória.

Imagine você tendo contato com colegas de turma, mais de 80 técnicas e 150 dinâmicas. Essa é a experiência dos alunos Vox.

Você pode saber mais sobre a Vox2you clicando AQUI e também entrar em contato com a unidade mais próxima de você clicando AQUI.