Melhore seus resultados com Programação Neurolinguística

Melhore seus resultados com Programação Neurolinguística

Melhore seus resultados com Programação Neurolinguística 1200 439 Rauane Schiavetto

Programação neurolinguística (PNL) consiste em compreender com assertividade o funcionamento humano internamente, mais precisamente em sua mente. Estudada a partir dos anos 70, nos Estados Unidos, ela permite a identificação de modelos mentais e posteriormente o questionamento dos processos cerebrais e respectivos comportamentos, incluindo também a ressignificação.

Mas, por que programação neurolinguística? Esse nome deve-se a exploração feita acerca desse conhecimento, que sugere que a partir das nossas histórias, experiências e valores somos programados para dados modelos mentais, estes que impactam de maneira direta no nosso comportamento com o mundo.

É nesse cenário que são inseridas diversas técnicas de PNL. Desenvolvidas para reprogramar a estrutura interna humana, a aplicação das mesmas visa exclusivamente os resultados, por exemplo, em quando falamos em aumentar as vendas.

Sabe quando nos deparamos com as seguintes frases “Ah, já passei da idade de fazer isso” ou “Ah não, a última vez que comi maçã foi com 9 anos, não gosto até hoje” e simplesmente consentimos com aquilo que está sendo dito!? Nesse ponto que entra em jogo as técnicas de PNL.

Como a programação neurolinguística funciona?

Acontecimentos externos são iguais para todos, o que muda é a maneira com que estes são recebidos e filtrados pelo cérebro. Esse processo resulta em uma dada representação interna individual, e que a partir disso ocasiona diferentes emoções e reações. Ao final desse processo maior, encontra-se o produto total: interferências na fisiologia e nos comportamentos de um indivíduo, incluindo a comunicação verbal e não verbal, processo conhecido também como a linguística.

A grande questão está vinculada aos filtros utilizados, pois estes são diferentes para cada pessoa. É comum uma pessoa, ao processar as informações, omitir alguma parte ou também generalizar, podendo até distorcê-la, baseado em seus valores, crenças e histórico de vida. Então, ao observar a reação ou o comportamento de uma pessoa em dada situação, é imprescindível lembrar que cada indivíduo possui seu próprio mapa de mundo, que por sua vez, é diferente dos outros.  Por isso, para entender o outro é necessário que antes você entenda seu mapa.

Agora que você já entendeu o funcionamento básico da programação neurolinguística, ou para simplificar, PNL, deve estar se perguntando: afinal, por que devo investir nisso?

Vamos te dar aqui alguns motivos para investir em você. Autoconhecimento, melhora nas relações interpessoais, aumento de vendas e outros fatores são sendo eles:

Chame a atenção dos seus clientes

Por meio de técnicas adequadas e bem elaboradas o resultado se dá em uma coisa: posicionamento efetivo. Com melhor formatação de todo o processo de argumentação, assim como maior facilidade para decifrar o que passa na cabeça dos seus clientes, ficará muito mais fácil vender mais e alcançar suas metas.

Uma boa ilustração de como a programação neurolinguística auxilia na fixação da atenção do seu cliente, é a escolha de palavras adequadas na sua mensagem. Palavras de fácil assimilação devem ser incluídas, por exemplo, ilimitado, naturalmente, agora, facilmente, expansão, além, após, perceba, porque, e experimentar.

Além delas, estão as palavras processuais. Ou seja, palavras que agem diretamente nos sentidos mais apurados de cada indivíduo. Pessoas com o estímulo visual predominante, respondem melhor a palavras como “veja” e “olhe”. Pessoas com estímulo auditivo, tem melhor resposta a palavras que remetam a sonoridade, como, “escute” e “ouça”. Busque trabalha-las, visto que elas conseguem despertar atenção e gerar aproximação entre seu cliente e você.

Contorne objeções

Parece clichê, mas antes de falarmos sobre alguma coisa, o primeiro passo é conhecer aquilo que estamos nos referindo. Mas nesse momento a diferença está em exatamente conhecer as técnicas e saber utilizá-las de maneira efetiva, conseguindo conduzir a situação para os resultados esperados e até mesmo superar expectativas do seu cliente ou público.

Quem nunca passou por aquele momento de não ter na ponta da língua a resposta para aquela conversa?! Nessa e em uma infinidade de situações, as técnicas de PNL estarão ali para te ajudar.

Desenvolva suas relações interpessoais

Parte da rotina, as relações interpessoais fazem, parte de toda e qualquer pessoa. Como dissemos anteriormente, a PNL compreende que cada pessoa possui seu próprio mapa, levando a uma visão única das situações para cada indivíduo. É aí que está a virada de chave da situação: entendendo os mapas mentais e as diferentes visões de mundo, podendo ter claro que visões diferentes não são erradas, mas sim que foram construídas com base em outras experiências.

Alavanque suas vendas

Aumentar o seu sucesso de vendas nem sempre significa vender mais, por isso é primordial estar atento a qualidade das vendas realizadas, de maneira a gerar clientes satisfeitos e que voltarão a fazer negócio com sua empresa.

Especialistas em comportamento humano, pesquisadores, médicos e até mesmo CEOs de grandes empresas utilizam a metodologia PNL para motivar seus colaboradores e aumentar consideravelmente sua produtividade em vendas e relacionamento com o cliente. Lembra quando usamos o exemplo de não ter mais idade para fazer tal coisa? É aí que a chave vira. É nesse cenário que a programação neurolinguística entra em cena.

Oratória e a Programação Neurolinguística

Seja qual for seu segmento, a metodologia PNL pode ser colocada em prática. Conhecer seu público alvo e suas escolhas com base nos estímulos mentais recebidos irá ajudá-lo a traçar o melhor plano de ação. É também nesse cenário que são inseridos os cursos de oratória, desenvolvidos para transformar vidas através da arte de falar em público.

Quer saber um pouco mais sobre como a programação neurolinguística interfere em absolutamente tudo na sua vida, incluindo o ato de falar em público? Nesse e-book você encontra 5 dicas que irão te ajudar.