Imagine que você está dirigindo ou está de passageiro e acaba passando por uma rua parada pelo trânsito. Além disso, o asfalto é todo esburacado e irregular. Essa é uma analogia perfeita de uma organização com uma má comunicação empresarial e escassez de endomarketing. Pense nos carros como os colaboradores e todos os problemas da via, incluindo o trânsito, como as falhas ou ruídos comunicacionais. 

Mas se você achou que o “caminho” já era ruim o suficiente, não imagina as consequências finais. Falta de produtividade, desmotivação, mensagens perdidas, reuniões ineficazes, desorganização de projetos e sobrecarga estão entre os principais resultados da má comunicação empresarial.

É exatamente pensando em eliminar tudo isso que preparamos esse guia completo e prático. Agora chega de enrolação! 

4 estilos de comunicação presente nas equipes de trabalho

Antes de colocar qualquer dica em prática, é necessário que você conheça os diferentes estilos de comunicação presentes na sua equipe de trabalho. Além de evitar rumores/fofocas, tal prática aumenta o sentimento de pertencimento do colaborador e melhora a produtividade do time. 

Estilo de comunicação  Características
 

Passivo

Os indivíduos que possuem uma comunicação passiva sentem-se bloqueados quando são colocados diante de algum problema, tendo dificuldades de expressão e convicção. Tal estilo pressupõe um comunicador adepto ao silêncio e à aquiescência, ou seja, um comportamento de ouvir o outro e optar por frases como “ah, então esquece a minha ideia” ou “o que você decidir está feito”.
Agressivo Contrários aos comunicadores passivos, os indivíduos de comunicação agressiva expressam suas opiniões de maneira curta e grossa. Na maioria dos casos, possuem confiança e convicção sobre si e sobre o que falam.
Passivo-agressivo Ter uma comunicação passivo-agressiva tem como base a busca de formas indiretas de expressar descontentamento. Por exemplo, em um conflito entre um comunicador desse perfil e outra pessoa, o passivo-agressivo evitará a resolução direta do problema. Todavia, é comum que o estresse desses problemas e até mesmo o problema em si seja “descontado” em alguém que não possui relação com aquilo.
Assertivo Um comunicador assertivo tem como característica a resolução direta dos problemas. Ele expressa suas ideias e seu próprio limite ao passo em que também mantém o respeito com os demais envolvidos na situação. 

Como evitar erros de comunicação entre equipes?

Não. Comunicar não consiste em apenas falar. Uma boa comunicação empresarial exige cuidados e atenção, visto que, caso seja feita de forma errada, pode gerar graves problemas. 

Estabeleça a Comunicação Não Violenta (CNV)

Em linhas gerais, esse tipo de comunicação preza que as conversas tenham como objetivo a criação de uma conexão com o outro, de modo a abstrair todas as intenções iniciais. A abordagem prega que os indivíduos se “desliguem” do modo de ataque e/ou defesa que é ensinado ao longo da vida, de forma a permitir a exibição das vulnerabilidades. Vale lembrar que sua utilização pode e deve ir muito além do que apenas a comunicação empresarial.

Sua prática deve ser diária e para lhe ajudar com isso, separamos um checklist rápido para ficar atento(a):

Explore o feedback sanduíche

Já sentiu algum receio ao ter que dar um feedback para alguém? Você não é o único(a). Na verdade, essa é uma das principais dificuldades das pessoas, tanto em ambientes profissionais, quanto pessoais. Segundo a pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), realizada em 2020, cerca de 20% dos trabalhadores brasileiros entrevistados sentem que não recebem feedback suficiente.

Seja qual for o ramo de atuação do profissional, um feedback feito de qualquer maneira é motivo para que os funcionários sintam-se desprestigiados e desrespeitados, podendo chegar a casos graves de estresse e doenças. Lembre-se que o objetivo de um feedback é melhorar algum processo que possa estar tendo resultados negativos e/ou potencializar algo que está tendo uma boa performance. Nunca utilize o feedback como forma de desabafar raivas e/ou frustrações pessoais. 

É pensando em minimizar tais situações que o feedback sanduíche foi criado. Focado na humanização, essa técnica proporciona um momento respeitoso e acolhedor. Para realizá-la são necessárias 3 etapas, as quais vamos aplicar em um exemplo:

Uma das maiores qualidades dos indivíduos, principalmente para líderes e gestores, é saber dar feedbacks em meio à comunicação empresarial. Invista nesse aprendizado.

Incentive a interação entre os setores

A interação entre os setores de uma empresa é a chave para um bom clima organizacional e, consequentemente, de um alinhamento sólido dos objetivos. Aposte na resolução de conflitos já existentes, dinâmicas mistas entre os setores e também um espaço para que eles possam ter voz sobre suas perspectivas. Invista na criatividade!

Deixe claro quais são os canais de comunicação utilizados

Uma boa comunicação interna precisa, além de atender aos objetivos da organização, estar de acordo com o perfil dos colaboradores. É fundamental que a decisão dos canais seja feita com base nas características da própria equipe e da maneira como se comunicam. Sua equipe pode optar por murais, jornais/revistas, impressos, intranet, newsletter digital, rede social corporativa, aplicativos, tv/rádio corporativa etc. 

Estratégias para melhorar o engajamento e a comunicação empresarial

Dinâmicas 

1) Dinâmica do balão

Visando exercitar o trabalho em equipe, a dinâmica do balão tem como primeiro passo a separação de duas equipes, de preferência por cores diferentes. Cada participante da dinâmica receberá 2 balões e uma corda para amarrá-los na cintura.

Após essa parte, cada um deles deverá estourar, com as mãos, o maior número de balões da equipe adversária, ao mesmo tempo que defende os seus. A equipe que estourar primeiro todos os balões adversários ganha.

2) Dinâmica ilha do tesouro

Assim como no exercício anterior, a dinâmica do tesouro busca integrar todos os colaboradores, de maneira que percebam a importância do trabalho em equipe, principalmente em se tratando de um processo de gestão de crises. Para a realização desse desafio você precisará de uma caixinha de chocolates e algumas folhas de jornal. Após isso, é necessário que os colaboradores se dividam em duplas.

Pegue uma folha de jornal, abra e coloque-a numa das extremidades da sala, com a caixinha de bombons por cima da página. Na outra ponta, faça o mesmo com o resto do jornal e coloque uma folha para cada dupla. O objetivo é chegar ao outro lado da ilha e conquistar o tesouro: os chocolates.

Cada par deve ficar em cima da sua folha de jornal, de modo a usá-la como ferramenta para chegar até o objetivo final. Contudo, o papel não pode ser rasgado e os pés não podem ser colocados no chão.

Só é possível chegar ao outro lado da ilha se as duplas se mantiverem unidas para vencer o desafio. É importante salientar que, uma vez que apenas um da dupla pise no chão, automaticamente ambos estarão eliminados.

Curso de oratória focado em times e equipes

O treinamento Incompany é uma imersão completa em oratória que busca aprimorar e potencializar os resultados de times e equipes. Desenhamos 4 enfoques diferentes, sendo eles: Apresentações, Atendimento, Liderança e Vendas.

Independentemente do ramo de atuação da sua empresa, nosso time:

Além disso, os participantes do treinamento recebem um material didático particular e certificado de conclusão, reconhecido em todo o território nacional. 

Seja qual for a modalidade, todos os cursos oferecem uma metodologia prática, mediada por facilitadores de alto know-how. Para saber mais sobre a Vox2you é só clicar AQUI e para entrar em contato com a unidade mais próxima de você é só clicar AQUI.

Gostou desse conteúdo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber nossos conteúdos em primeira mão!

 Newsletter Vox2you


Deixe um comentário