O que é “Soft Skills”? Veja as mais importantes e as desenvolva7 min read

O que é “Soft Skills”? Veja as mais importantes e as desenvolva7 min read

O que é “Soft Skills”? Veja as mais importantes e as desenvolva7 min read 1204 439 Beatriz Cassão

O que é “Soft Skills”? Cada dia que passa este termo vem ganhando mais relevância, não só na internet, mas também, no mercado de trabalho. Todo profissional que desejar obter um reconhecimento maior na carreira deve dominar este assunto, por isso desenvolvemos este conteúdo para ajudar você! 

O que você verá no texto: 

  • O que são Soft Skills 
  • Soft Skills x Hard Skills
  • Por que o termo cresceu tanto?
  • Quais são as 5 Soft Skills que o mercado mais valoriza 
  • Dicas exclusivas para desenvolver Soft Skills com lições de casa

 

O que é “Soft Skills” 

A tradução de Soft Skills é: “Habilidades comportamentais”; e isso implica no conjunto de habilidades que adquirimos ao longo da vida. Essas habilidades são difíceis de serem mensuradas em uma prova ou entrevista de emprego, porque são competências e comportamentos subjetivos de cada indivíduo. 

Um profissional que desenvolve bem Soft Skills, provavelmente conseguirá um espaço melhor na carreira, pois ele terá mais facilidade de liderar grupos, trabalhar em equipes, se relacionar melhor com as pessoas e ter uma visão mais ampla sobre processos e pessoas. 

Se engana quem estiver pensando que as Soft Skills são habilidades que devem ser trabalhadas só por profissionais de RH ou por líderes e gestores. Uma pesquisa realizada recentemente pela IBM apontou que em 2020 o mercado irá valorizar mais as Soft Skills do que as Hard Skills, então, se você for um profissional que não domina muito bem essas duas coisas, acho que é hora de correr, para não ficar para trás no mercado de trabalho. 

 

Soft Skills x Hard Skills

Ao contrário das Soft Skills, as Hard Skills são facilmente mensuradas através de uma prova ou análise de currículo, pois elas correspondem às habilidades técnicas e práticas que um profissional possui. Além disso, também são mais fáceis de serem aprendidas do que as Soft Skills, seja em um livro, treinamento ou curso. 

Para você entender melhor a diferença entre Soft Skills e Hard Skills te daremos exemplos usando algumas áreas profissionais. 

Direito 

Hard Skills: Conhecimento da constituição, leis e normas.
Soft Skills: Relacionamento com os clientes e saber se portar em tribunais e juris.

Desenvolvedores

Hard Skills: Conhecimento em plataformas e linguagens de programação
Soft Skills: Boa comunicação e colaboração com a equipe 

Deu para notar a diferença entre essas duas habilidades? 

 

 Por que o assunto cresceu tanto?

A valorização das Soft Skills leva em consideração uma quantidade grande de fatores, mas listamos os 2 principais: 

Mercado profissional mais competitivo

Nos últimos anos, mais pessoas conseguiram acesso à faculdade e cursos, o que gerou profissionais mais capacitados e deixou o mercado mais competitivo. Com isso, as empresas buscam por pessoas cada vez melhores, que dominem não só a  parte técnica (Hard skills) mas também, que possuem boas habilidades comportamentais (Soft Skills). 

Aumento das inteligências artificiais

“Ok, Google”
 Por mais simples que seja a inteligência artificial, cada vez mais a usamos e consequentemente, diminuímos a interação humana. Quantas vezes você deixou de ver um amigo porque se relacionam constantemente pelas redes sociais, ou quantas reuniões de trabalho trocou por e-mail ou skype? Essa diminuição da interação humana, diminui também o espaço de praticarmos habilidades comportamentais, pois muitas delas se baseiam na relação entre pessoas. Isso fez o mercado valorizar profissionais que possuem as Soft Skills.

O estudo realizado pela IBM, mostrou alguns dados que ratificam como o mercado está cada vez mais sedento por essas habilidades. No Brasil, em 2016, quando entrevistados CEOs e gestores, as habilidades mais críticas eram: “capacidade de se comunicar efetivamente em um contexto de negócios” e “Recursos técnicos CTEM – ciência, tecnologia, engenharia e matemática”; ao passo que em 2018 as duas habilidades destacadas têm relação com as Soft Skills que são:

“gerenciamento de tempo e capacidade de priorizar” e “disposição de ser flexível, ágil e adaptável às mudanças”.

Observe a figura abaixo que compara as Soft Skills/Behavioral Skills mais buscadas em 2016 x 2018

Agora que você já sabe o que é Soft Skills e suas importâncias, iremos listar as principais que você deverá focar em desenvolver. 

 

As 5 Soft Skills que o mercado mais irá valorizar

Não perderemos nem tempo explicando detalhadamente quais serão as habilidades, pois elas já são autoexplicativas. Focaremos o seu tempo no tópico seguinte, dando dicas de como você poderá desenvolvê-las. 

  • Comunicação e Oratória  
  • Organização e Planejamento
  • Flexibilidade
  • Liderança
  • Pró-atividade 

 

Dicas exclusivas para desenvolver Soft Skills com lições de casa

Como dito no início do conteúdo, as Softs Skills são habilidades próprias de cada indivíduo, por isso, o desenvolvimento delas é variável de pessoa para pessoa.
O primeiro passo para desenvolvê-las é fazer uma análise e reflexão sobre suas atitudes e comportamentos, dessa forma você conseguirá identificar os principais pontos que precisam de atenção.
Lição de casa: Peça feedbacks para alguém em que você confia no ambiente de trabalho, peça para ele dizer o que acha sobre seus comportamentos e atitudes e fazer críticas construtivas sobre você, dessa forma você também consegue avaliar como as pessoas te enxergam.
Isso será positivo para você desenvolver os pontos críticos nas 5 habilidades essenciais.
Feito isso, você terá um autoconhecimento maior e poderá focar suas ações no que realmente é necessário. 

 

Comunicação e Oratória

Use o próprio celular para gravar a forma como você se comunica, observe como está seu vocabulário, tom de voz, linguagem corporal e argumentação.
Se quiser, pode baixar nosso e-book com 5 dicas para falar melhor em público clicando na imagem abaixo.

Organização e Planejamento

Liste suas tarefas, saiba definir prioridade e planeje suas atividades da semana, dessa forma, você aumentará seu foco e terá mais produtividade. Você pode usar o velho papel e caneta, ou também criar listas no excel e até usar aplicativos que ajudam na organização como o Trello ou Monday.com

 

Flexibilidade

Ter flexibilidade é saber se adaptar com ambientes de trabalho que estão em constante movimento, é se atualizar constantemente em sua área de atuação e estar preparado para qualquer tipo de desafio.

Uma tarefa de casa que pode te ajudar nisso é: Converse com pessoas diferentes do seu ciclo de amizade, entenda o dia a dia do trabalho delas, como elas se adaptam às mudanças.  

 

Liderança

Líder não é somente ser aquele que está à frente das tarefas que devem ser feitas, líder é uma pessoa que inspira o time a sempre buscar o melhor, por isso, tenha espírito de liderança, dê o seu melhor em todas as ações do seu dia a dia. 

Tarefa: Escolha o profissional da sua área que você mais admira, e imagine ele ao seu lado a todo o momento durante suas atividades. ele sentiria orgulho da forma como você trabalha? 

 

Pró-atividade

Aquela velha expressão “Quem não é visto, não é lembrado” também deve ser levado em consideração. Ao surgir uma oportunidade de resolver algum problema, ou fazer alguma ação, seja o primeiro a se oferecer em ajudar. 

Dica extra: Muitas Soft Skills podem ser trabalhadas em um curso de oratória, imagine você ter o contato com uma turma de 20 pessoas, uma vez por semana, durante 1 ano treinando mais de 80 técnicas com 150 dinâmicas? Essa é a experiência que os nossos alunos do Academy (O curso de oratória mais completo da América latina) possuem. 

 

Você pode saber mais sobre nossos cursos clicando AQUI e também entrar em contato com a Vox2you mais próxima de você clicando AQUI

 

Gostou desse conteúdo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber nossos conteúdos em primeira mão.

Newsletter Vox2you