Eu posso dar vários motivos para que você não leia este post.

De todas as formas de ser mais persuasivo e influente, esta talvez seja a mais estranha. Essa técnica requer bastante habilidade e confiança para ser colocar em prática.

O que é o efeito Sarick

O Efeito Sarick foi apontado  pelo psicólogo organizacional Adam Grant, autor do livro Originais. Essa é uma forma de persuasão e influência em que a pessoa que quer convencer para uma audiência inicia argumentando contra sua própria ideia ou produto.

Como aplicar o Efeito Sarick e persuadir pessoas

O autor enumera as vantagens de usar essa técnica 

O autor trouxe como um dos exemplos o caso de Rufus Griscom, que usou o efeito sarick quando buscava investimento para a sua startup. O empreendedor fez o oposto da maioria dos empresários e apresentou a possíveis investidores um slide, intitulado “Por que você não deveria comprar minha empresa”, com as 5 principais razões para não investir em sua startup.

Como resultado, inesperado para muitos, Griscom levantou US$ 3,3 milhões em financiamento.

Quando Griscom fez a apresentação destacando que alguns pontos da empresa não eram tão bons, as reações foram opostas: “Não é tão mau assim…” Em suma, não se trata de tentar vender uma ideia acabando com ela, mas de saber reconhecer seus pontos fracos e estabelecer uma comunicação honesta e estratégica. Isso pode ser mais viável do que afiar o discurso de vendedor.

Dicas extras 

Uma boa aplicação do Efeito Sarick também exige técnicas específicas de oratória, elas podem ajudar você a aumentar a influência e persuasão sobre a pessoa que está querendo vender uma ideia, produto ou serviço. As técnicas são: Contato visual

Estabeleça o contato visual com todas as pessoas envolvidas na comunicação, além de você conseguir identificar as reações delas, através do olho no olho muitas pessoas se sentem mais seguras e confiantes a respeito de uma informação. 

Modulação de voz

Procure fazer modulações na sua voz, para dar ênfase nas palavras ou frases que você quer que tenham mais atenção, é o que chamamos de “Voz de ouro”, usada por quem quer convencer alguém.

Gatilhos mentais

Gatilhos mentais são fundamentais na comunicação, principalmente para ser mais influente, existe uma lista grande de “palavras” que podem e devem ser usadas quando se quer transmitir algo. 

 

Em nossos cursos de oratória, os alunos possuem uma aula específica só para aprenderem a aplicar o Efeito Sarick de forma correta e eficiente. 

 

Gostou desse conteúdo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber nossos conteúdos em primeira mão.

Newsletter Vox2you

 


 

Deixe um comentário