Falar em público, conversar com os amigos, realizar uma apresentação de negócios, discursar em um congresso. As situações são as mais variadas possíveis, mas há um elemento que, caso o seu objetivo seja atingir a excelência, pode estar presente em todas elas: as analogias.
Mas peraí, o que é uma analogia?
De origem latina, a palavra “analogia”, significa proporção, simetria. Em regra, a analogia é uma das figuras de linguagem mais utilizadas, geralmente, para fazer uma comparação direta entre conceitos, fatos ou ideias. Popularmente ela é conceituada como “falar uma coisa para explicar outra” e, na verdade, a ideia é mais ou menos essa.
Para propor uma analogia há a criação de um paralelo entre coisas distintas que tenham algo em comum, possibilitando uma conclusão acessível para o(s) ouvinte(s). Um aspecto interessante é que, normalmente as analogias vêm acompanhadas de conjunções (conectivos) de comparação: assim como, como, da mesma forma, tal qual, entre outros.
Um exemplo curioso e que comprova que as analogias podem ser utilizadas em diversos cenários, é uma das cenas da parte 2 da quinta temporada de La Casa de Papel, lançada em 2021. Ao explicar o apoio que o grupo receberia da população, Professor diz que num jogo entre Brasil x Camarões, o Brasil venceria. Mas que o mundo todo, exceto os brasileiros, torceriam para Camarões, pelo fato de ser a menor equipe. O resultado? Os integrantes do grupo, por mais diferentes que fossem, conseguiram captar e internalizar a mensagem.
Mas tome cuidado: a analogia tem o propósito de simplificar, não confundir.
Afinal, metáfora e analogia são ou não a mesma coisa?
Não. Ambas são sim utilizadas para a construção de relações de semelhança, porém, ocorrem de formas diferentes. Enquanto as analogias são construídas por meio da utilização de duas ideias para concluir em uma só, na metáfora há a comparação implícita por meio da acréscimo de outro significado em uma palavra, construindo muitas vezes um cenário de sentido figurado. Calma, já vamos aos devidos exemplos:
- Analogia: De grão em grão a galinha enche o papo (pouco a pouco, com paciência, podemos conseguir o esperado).
- Metáfora: Lúcia é um doce (ou seja, Lucia é amável); Os dentes do pente (estruturas que compõem o material), Está tão calor que parece um forno (remetendo ao calor)
Quando utilizar uma analogia?
Antes de colocar alguma técnica em prática, é necessário entender o processo comunicacional e de certa forma, o processo humano. Tenha em mente que as pessoas são mais receptivas a informações familiares, e que o esforço empregado para compreender um conceito totalmente novo é muito maior do que o necessário para entender algo que já é conhecido ou subentendido. Além disso, o cérebro constrói novas memórias a partir de outras, estabelecendo conexões entre elas. Sendo assim, se você conseguir resgatar algum conceito que seja familiar ao seu público e associar essa informação à ideia que está transmitindo, as chances de fixar o conteúdo na mente dele são muito maiores.
Mas lembre-se: o uso das analogias requer não só conhecer bem a audiência (sua cultura e seus costumes), como precisa estar bem alinhado com a mensagem que você quer passar. Para algumas audiências mais bem informadas, o uso excessivo de metáforas pode desqualificar a sua mensagem.
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