Os 5 livros favoritos de Bill Gates em 2019

Os 5 livros favoritos de Bill Gates em 2019

Os 5 livros favoritos de Bill Gates em 2019 2338 1098 Beatriz Cassão

Como já é de costume, todos os anos em dezembro, Bill Gates divulga em seu blog pessoal, Gates Notes, uma lista dos livros que leu durante o ano, elegendo os seus 5 favoritos.

Gates, é o vice líder do ranking da Forbes que lista as pessoas mais ricas do mundo, seu patrimônio líquido estimado em 2019 é de US$ 96,5 bilhões, e mesmo com uma vida agitada, o bilionário lê em média 50 livros anualmente.

Na lista divulgada em 2019, estão livros sobre melhores hábitos de dormir, dicas de como cuidar dos filhos, ficção e macroambiente.

“Por ser um cara de dados, gosto de olhar para minha lista de leitura e ver se alguma tendência surge. Este ano, peguei um pouco mais de ficção do que o normal. Não foi uma decisão consciente, mas eu parecia atraído por histórias que me permitiram explorar outro mundo.” Comenta Gates em seu blog.

Confira a lista

 

“Um casamento americano”,de Tayari Jones.

Este é o único romance da lista e Gates conta que foi recomendado por sua filha, o livro conta a história de um erro de justiça que abala o casamento de um casal negro que mora no Sul dos Estados Unidos, o casal vê seu casamento destruído quando o marido, Roy, é acusado de estupro e condenado a 12 anos de prisão.
“Eu não diria que “Um casamento americano” é uma leitura leve e fácil, mas é tão bem escrita que você se sentirá envolvido nisso, apesar do assunto pesado. Se você está procurando algo instigante para ler neste inverno, adicione-o à sua lista.”

 

“História americana em cores”, de Jill Lepore.

Esse é um incrível livro de 800 páginas que conta a história dos Estados Unidos, desde o começo dos tempos até os dias atuais. “De acordo com o título, é o relato mais honesto da história americana que já li e um dos mais belamente escritos” afirma Gates sobre o livro.
Um dos pontos mais interessantes desse livro é que ele não conta apenas a história vista pelos grandes homens da história, ele faz um relato duro sobre as ironias e contradições americanas.
Gates em seu blog relata alguns fatos históricos que não conhecia e que achou muito interessante fazerem parte do livro.

 

“Crescimento”, por Vaclav Smil.

Bill Gates é fã de Smil, esse talvez seja um dos motivos que fez ele escrever mais sobre esse livro do que os outros da sua lista de indicação.
O livro “Growth” conta a história de crescimento de todas as coisas, e Gates explica capítulo por capítulo os pontos que lhe chamaram mais atenção.
Cap1: Este capítulo “apresenta muitos detalhes técnicos por trás das três curvas de crescimento mais comuns vistas em nossos ambientes naturais e construídos: linear, exponencial e hiperbólico.”
Cap 2: “Crescimento de sistemas vivos – de microorganismos a florestas de sequóias e de humanos a dinossauros.”
Cap 3: “O desenvolvimento e a difusão de novas fontes de energia – das rodas d’água tradicionais aos reatores nucleares.”
Cap 4: “Artefatos, como catedrais, carros e computadores”
Cap 5: “Sociedades e economias.”
Cap 6: Neste capítulo “Ele conclui que “tratar a biosfera como uma mera assembléia … de bens e serviços a serem explorados (e usados ​​como um depósito de lixo) com impunidade – deve mudar de maneira radical”.”

 

“Preparado”, por Diane Tavenner .

Intitulado por Gates “Um guia incrível para criar e educar nossos filhos”
O livro conta a história de uma mãe que elaborou um sistema de ensino fora do comum, que ensina crianças muito mais do que elas devem aprender na faculdade, mas o que eles devem saber para viver uma “vida boa”.
No livro, a autora explica os 3 principais pilares do seu método de ensino que são:
Aprendizagem autodirigida; Aprendizagem baseada em projetos e Tutoria.

“Alguns anos atrás, tive a chance de visitar uma das escolas da Summit para ver como Diane havia transformado essa visão em realidade. Eu fiquei encantada. Era diferente de qualquer escola que eu tinha visitado antes. Alguns alunos trabalharam por conta própria, seguindo seu próprio ritmo durante os cursos. Outros trabalharam juntos em projetos. Em vez de dar palestras na frente de uma classe, os professores agiram como treinadores, fornecendo orientação individual aos alunos. Todo mundo estava engajado.” Afirma Gates

 

“Por que dormimos” , por Matthew Walker

“Este ano li alguns ótimos livros sobre comportamento humano, e este foi um dos mais interessantes e profundos. Jenn e John Doerr me pediram para ler, e estou feliz por ler. Todo mundo sabe que uma boa noite de sono é importante – mas o que conta exatamente como uma boa noite de sono? E como você faz uma acontecer? Walker me convenceu a mudar meus hábitos de dormir para aumentar minhas chances. Se a resolução do seu ano novo for mais saudável em 2020, o conselho dele é um bom ponto de partida.”

“Levei um pouco mais de tempo do que o habitual para terminar Por que dormimos – ironicamente, porque eu continuava seguindo o conselho de Walker de largar o livro que estava lendo um pouco antes do que estava acostumado, para que eu pudesse ter uma melhor noite de sono. Mas Walker me ensinou muito sobre essa atividade básica que toda pessoa na Terra precisa. Eu suspeito que o livro dele fará o mesmo por você”

Em 2018 os títulos indicados por Bill Gates foram:

”Bad Blood”, de John Carreyrou
”21 Lessons for the 21st Century”, de Yuval Noah Harari.
”The Handscape Guide to Meditation and Mindfulness”, de Andy Puddicombe
”Educated”, de Tara Westover
”Army of None”, de Paul Scharre