Atraso na entrega de projetos, má convivência do time, queda de vendas/conversões, aumento dos gastos internos e por aí vai. Essas são apenas algumas consequências da má oratória em uma organização, principalmente quando ela parte dos líderes e gestores. Pesquisas mostram que:

Fonte: “Communication barriers in the modern workplace” | Pesquisa realizada pelo The Economist, 2018.

E você ainda está se perguntando por que investir em uma boa oratória para líderes e para a equipe?

7 dicas para evitar erros de comunicação entre equipes

Explore o feedback sanduíche

Já sentiu algum receio ao ter que dar um feedback para alguém? Esse é o caso da maioria das pessoas, principalmente líderes e gestores. Por isso, essa técnica preza pela humanização, proporcionando um momento respeitoso e acolhedor. Ele é realizado em 3 etapas:

Pão ➡ Elogio os pontos positivos | Exemplo: “Aline, você faz um trabalho muito bom, sempre atende todo mundo com muita atenção”;
Recheio ➡ Crítica construtiva do que deve ser melhorado | Exemplo: “Mas eu percebi que você poderia melhorar a forma como organiza as informações, pois isso tornaria seu trabalho mais rápido”;⠀⠀⠀⠀⠀
Pão ➡ Reforço dos pontos muito bons | “Por conhecer seu método de trabalho e empenho constante, sei que logo encontrará uma forma de também dar atenção na hora de organizar as coisas. Caso precise de algo é só me chamar”.

Não se esqueça que organizações são compostas por pessoas, e pessoas merecem ser engajadas e motivadas. Além de facilitar o processo de gerenciamento de crises, o engajamento da equipe ainda dá um up nos resultados da empresa.

Utilize a modulação de voz 

Quem fala precisa se fazer ouvir e entender. Entretanto, manter a voz linear demais não é algo positivo durante diálogos entre colaboradores e líderes. Um bom líder/gestor precisa aplicar nuances em seu discurso e projetar sua voz em toda e qualquer situação. Por isso, vale lembrar que quando falamos de modulação de voz, podemos pensar na variação de ritmo, volume e tom. Assim sendo, quando falamos da comunicação feita pela voz, podemos citar alguns estilos, sendo:

Coloque o storytelling em ação

Longe de ser invasivo, storyteling é uma ótima ferramenta de oratória para líderes, tendo em vista que o o público são os próprios colaboradores. Entretanto, a construção de uma boa história requer alguns passos básicos.

Utilizar os seus colaboradores como personagens de suas histórias é uma das técnicas que farão com que sua comunicação desperte ainda mais interesse. Profissionais sentem-se mais valorizados quando percebem que a empresa ouve suas histórias e utilizam elas como exemplos. Por isso, contar casos reais dos seus funcionários é uma prática que tende a ser muito benéfica para sua comunicação. Afinal, são seus colaboradores que lidam diariamente com os desafios do negócio.

Pratique a escuta ativa

Escutar e entender o que está sendo captado pela audição e, após isso, compreender e processar a informação internamente. Essa é a premissa da escuta ativa, também chamada de, ouvir na essência. Quando realizamos essa prática é como se quase nos desligássemos de nossa própria história, construindo algo junto a outra pessoa.

Para praticar a escuta ativa é necessário que:

Psicologia positiva

Em linhas gerais a psicologia positiva é o inverso da psicologia comum. Aqui, pequenas mudanças praticadas diariamente e de forma intencional, podem auxiliar para mudanças no bem-estar e na vida de uma forma geral. Por essa razão, seu estudo é focado na felicidade, em como as pessoas podem se tornar mais satisfeitas. Ao invés de se concentrar nas disfunções e fraquezas, concentram-se no que é funcional e forte.

Para tal abordagem são estudados 3 pilares principais:

Mas você deve estar se perguntando: “será que é possível aplicar tudo isso no trabalho?”. E a resposta é sim! Entre as técnicas de oratória para líderes, a psicologia positiva promove uma melhora nítida na motivação e engajamento dos colaboradores. Para começar, busque:

Flexibilidade comportamental

Resultados diferentes requerem ações diferentes , além de claro, criatividade e flexibilidade para lidar com momentos desafiadores e problemáticos.

Ser um profissional e uma pessoal flexível no que diz respeito à comportamento significa buscar fazer algo diferente quando o que você está fazendo atualmente, não está funcionando. Alguns passos que você pode inserir no seu dia a dia:

Curso de oratória para líderes, times e equipes

O treinamento Incompany é uma imersão completa em oratória que busca aprimorar e potencializar os resultados de times e equipes. Desenhamos 4 cursos diferentes, sendo eles: Apresentações, Atendimento, Liderança e Vendas.

Independentemente do ramo de atuação da sua empresa, nosso time:

Além disso, os participantes do treinamento recebem um material didático particular e certificado de conclusão, reconhecido em todo o território nacional.

Seja qual for a modalidade, todos os cursos oferecem uma metodologia prática, mediada por facilitadores de alto know-how. Para saber mais sobre a Vox2you é só clicar AQUI e para entrar em contato com a unidade mais próxima de você é só clicar AQUI.

 

Gostou desse conteúdo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber nossos conteúdos em primeira mão!

 Newsletter Vox2you


Deixe um comentário