Franquia certa para investir: como escolher

procurando franquia certa para investir

Franquia certa para investir: como escolher

Franquia certa para investir: como escolher 1200 439 Rauane Schiavetto

Conhecido como um rentável modelo de negócio no mercado dos investimentos, as franquias são extremamente buscadas por todo o país. O resultado disso pode ser observado de acordo com a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) no segundo trimestre de 2019. Os dados revelam que o setor teve um crescimento de 5,9%  em comparação ao mesmo período no ano anterior,  disponibilizando uma receita de R$ 43,122 bilhões e mostrando que todos nós temos uma franquia certa para investir.

  • Crescimento de faturamento no franchising;
  •  Aumento no número de unidades;
  •  Destaque na geração de empregos.

Essas foram algumas das consequências do crescimento do segmento, que une o sonho do negócio próprio à oportunidade de atuar com uma marca consolidada e com potencial de desenvolvimento.

Apesar do crescimento exponencial, o modelo de negócios ainda instaura muitas dúvidas, sendo a principal delas: como escolher a franquia certa para investir?

É pensando em responder essa pergunta que preparamos essa essas 6 dicas. Agora, vamos ao que interessa!

Checklist para investir na franquia certa

Ao investir em uma franquia você diminui inúmeros riscos, por exemplo, inserir uma marca completamente nova no mercado e acabar sofrendo certa rejeição. Por esse e outros inúmeros motivos, é imprescindível que você coloque na ponta do lápis quais são todos os pontos que devem ser analisados ao escolher uma franquia.

Realize uma autoanálise

Assim como os demais projetos da sua vida, escolher uma franquia certa para investir é uma tarefa que demanda analisar sobre si próprio. Sim, sobre você. Seus gostos, aspectos que você não gostaria de vivenciar,  sua situação financeira, seu poder de investimento no momento, objetivos e planos para o futuro. Essas são algumas das perguntas que você deve ter o cuidado em responder antes de mais nada.

Caso não haja sinceridade nas respostas, seu investimento pode se tornar desanimador e consequentemente uma fase de insucesso. Por exemplo, se você tem fome de resultados, desejo de mergulhar no Oceano Azul e de carregar consigo o legado de transformar vidas, a Vox2you é uma das melhores opções.

Avalie o mercado que você deseja atuar

Investir em uma franquia não é sinônimo de sucesso de cara. Seja nacional ou internacionalmente, cada região possui suas características específicas. Por exemplo, você decidiu investir em uma franquia da rede Vox2you. O local determinado foi a capital de São Paulo. Nesse mesmo cenário, você tem um amigo que também investiu em uma franquia da rede Vox2you, só que o local de sua instauração foi em São Carlos, interior de São Paulo. Ambas as franquias recebem os mesmos benefícios da franqueadora e estão inseridas no mesmo estado, mas certamente terão performances diferentes. Afinal, a população de São Carlos possui gostos e peculiaridades que a população de São Paulo não possui, e vice-versa.

Com o exemplo acima entendemos o real conceito de que, a mesma franquia pode ter diferente performances. Tudo isso irá variar de acordo com a região.

Pesquise, pesquise e pesquise!

Escolher uma franquia certa para investir é um processo desafiador e minucioso. Entretanto, graças à internet podemos chegar onde quisermos com alguns cliques. E pode ter certeza que esses cliques serão fundamentais na escolha do setor e da marca que você deseja ser franqueado (a).

Sua escolha irá impactar diretamente na rotina do trabalho e no desempenho do negócio, portanto, é indispensável que essa decisão não seja feita com base em estudos e análises cuidadosas. Não invista em algo só por estar em alta ou por parecer uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro. O negócio só vale a pena de verdade se você tem identificação com o segmento e sobretudo com a marca.

Construa uma análise SWOT prévia

Utilizada por diversas organizações, a análise SWOT é uma ferramenta estratégia imprescindível para o sucesso de um plano de ação, nesse caso, o investimento em uma franquia. Após estudar o mercado é chegada a hora de analisá-lo, verificando os melhores caminhos a serem seguidos.

Elaborada em um quadrante, a análise SWOT avalia os fatores do microambiente (Forças e Fraquezas), juntamente ao macroambiente (Oportunidades e Ameaças). Os fatores do microambiente são aqueles que a empresa controla, diferentemente dos fatores externos. É por isso que depende da empresa fazer sua autoanálise e melhorar tudo que puder. Já no macroambiente são pontuadas as variáveis que a empresa não controla (PEST – Aspecto político/ econômico/ sociocultural e sociodemográfico/ tecnológico).

OBS: Concorrentes não são ameaças. Eles são combustíveis para a evolução.

Lembre-se que você estará utilizando a ferramenta de maneira prévia, com objetivo de visualizar um pouco mais sobre o segmento e marca na qual decidiu investir.

 

Busque pelo feedback de franqueados e ex-franqueados

Assim como em muitos aspectos da vida, o momento de escolher a franquia certa para investir também requer de muita atenção nas experiências vividas por franqueados(as) atuais e ex franqueados(as). Tenha sempre em mente que cada franqueado(a) tem suas próprias características e por isso podem ter diferentes objetivos, mas é fundamental saber se a franqueadora cumpre tudo aquilo que promete. Conversas como essa poderão te ajudar a entender se está entrando no negócio de sua vida ou em uma cilada sem precedentes.

Separamos o depoimento de um dos franqueados da Vox2you, mas podemos destacar  inúmeras razões para que você não o assista e nem conheça sua trajetória!

 

Entenda os seus direitos e os benefícios

Ufa! Chegamos a um dos últimos pontos. Nessa fase você já decidiu sobre a marca da qual deseja ser franqueado (a), e chegou a hora de entrar em contato. Assegure-se dos seus direito, agende uma reunião com o responsável e busque saber sobre tofo suporte que é oferecido pela franqueadora, literalmente TODOS. Durante suas pesquisas você já deve ter se deparado com uma apresentação de investimento, mas é imprescindível ter em mente que essa documentação é nomeada de Circular de Oferta de Franquia (COF), mais conhecida como documento básico onde a empresa franqueadora informa ao investidor de uma franquia, os dados sobre o empreendimento. O documento é obrigatório, e com ele em mãos você tem, segundo a Lei de Franquia, dez dias para avaliar o documento e resolver assinar ou não o contrato final, só então pagando a primeira taxa à franqueadora.

Dica extra Vox2you

Se você está buscando e pesquisando sobre investir em uma franquia, certamente já sabe todos os benefícios que o modelo pode oferecer, e principalmente que a diminuição de tais riscos não significa permissão para que não haja esforço, dedicação e foco nos resultados. Então, se chegou até aqui, vamos lhe ajudar a prosseguir na sua jornada. Por isso, listamos os 10 principais benefícios de investir um uma franquia da Vox2you.

  • Payback rápido em 18 meses;
  • Breack even em 6 meses;
  • Oceano Azul, ou seja, não existe nenhuma outra empresa que oferece o que nós temos para o mercado;
  • Alta oportunidade de mercado, pois 60% da população não sabe falar bem;
  • Produtos com ticket médio variado que levam ao lucro, impulsionando também vendas mais lucrativas para produtos de ticket alto;
  • Oportunidade de investir em uma franquia barata;
  • Treinamento/suporte comercial;
  • Baixa taxa de roysts;
  • Baixo custo de implantação;
  • Suporte completo que beneficia os investidores que queiram gerir “indiretamente” o negócio;
  • Geração de equity, e também produção de valuation com o tempo.

Ah, é importante lembrar que qualquer franquia pode ser certa para você, e o que irá guiá-lo nessa escolha são as análises e pesquisas que sugerimos aqui!

Caso tenha alguma dúvida sobre o modelo de negócio ou sobre as franquias Vox2you é só clicar aqui e entrar em contato com nossa equipe especializada.