Se você está aqui, provavelmente já parou para se perguntar o que é a tão dita oratória, para que ela serve, de onde ela veio e em qual mundo habita. Brincadeiras à parte, a verdade é que se você chegou nesse artigo, esperamos que esteja buscando conhecer quais são as propostas dos cursos de oratória e posteriormente desenvolver suas habilidades comunicacionais. Lembre-se que, não é à toa ela ser uma das soft skills mais buscadas no mercado de trabalho e na vida!

Antes de começarmos a explanar os principais mitos e verdades sobre os cursos de oratória, nada mais justo do que entendermos a essência deles, ou seja: o que é oratória? 

O que é oratória?

Oratória nada mais é do que a habilidade de comunicar com clareza e confiança todo um discurso em suas diversas formas: escrito para uma apresentação, na fala para um momento específico, e até mesmo na comunicação cotidiana.

Sim, um discurso. É imprescindível saber que um discurso é feito até mesmo durante um simples processo de compra. Pense que, o vendedor ou representante comercial é seu público, e assim sendo, deve entender toda a mensagem que você está passando. Imagine um cenário em que você solicita o produto X, mas seu discurso não deixa isso claro e o vendedor lhe oferece o produto Y. Nesse momento já houve uma grande falha comunicacional e provavelmente você criou um sentimento de decepção com a marca por ter lhe dado aquele suporte. Esse foi um exemplo simples, agora imagine isso em uma negociação, entrevista de emprego ou situações semelhantes.

Saber se você precisa de um curso de oratória é uma tarefa bem simples, e separamos esse vídeo para ajudá-lo(a).

6 mitos e verdades sobre os cursos de oratória 

Falar bem em público é um dom

MITO. Dominar a oratória e exercer uma boa comunicação com o mundo trata-se de uma habilidade. Assim como aprender as primeiras palavras, dominar as técnicas de oratória só é possível por meio da prática. Apenas isso. E assim como em qualquer outra prática, esse processo pressupõe tentativas, erros, acertos e muito crescimento. Tenha em mente que nada acontece do dia para a noite.

Os cursos de oratória auxiliam a evitar os esquecimentos da fala

VERDADE. Grandes aliados para as dificuldades comunicacionais, os cursos de oratória cercam exatamente essas limitações. Decorar ao invés de entender o assunto, não criar uma sequência lógica de informações e não possuir habilidades de improvisação são apenas algumas das razões para o tão temido “branco”. Eliminá-lo só é possível a partir da conscientização da sua existência e da prática de técnicas de oratória focadas no assunto. 

É preciso falar rápido para falar bem

MITO. Esse é um dos maiores mitos acerca das características da comunicação verbal. Por muito tempo, imaginou-se que falar rápido era sinônimo de falar bem e dominar o conteúdo. Entretanto, esse é um tremendo engano. Aumentar o ritmo da fala muitas vezes promove uma comunicação com baixo entendimento, visto que ao fazer isso, a dicção acaba sendo prejudicada e muitas palavras acabam sendo mal pronunciadas.

Todavia, o ritmo é apenas um dos elementos que compõem a chamada “modulação de voz”. Já anota no cérebro que o trio de sucesso é: 

Nunca se esqueça que, em um discurso, uma das partes mais importantes é a voz. Ela projeta sentimentos, enriquece o pensamento, facilita a compreensão do receptor e ao mesmo tempo revela a personalidade de quem está falando. Ao colocar-se na posição de comunicador não se esqueça de que você deve ser ouvido e entendido.

Fazer pausas significa não dominar o conteúdo

MITO. Muito pelo contrário, as pausas são extremamente eficazes em um processo comunicacional, tanto para transmissão das ideias quanto para o convencimento do público.  

Entretanto, apesar de extremamente assertiva, a estratégia também é frequentemente confundida com aspectos negativos, como, nervosismo, falta de preparo, insegurança ou um simples vazio ineficaz. Por esse motivo, é fundamental que antes de mais nada você treine muito bem essa técnica, dosando bem o tempo da pausa, /ou / técnica, planejando bem o tempo da pausa, evitando a pronúncia de vícios de linguagem e melhorando seus resultados.

Posso aprender oratória só por meio de cursos 

MITO. Os cursos de oratória são sim a forma mais completa de aprender corretamente todas as técnicas e suas aplicações. Entretanto, eles não são a única forma de aprender e coletar dicas sobre o assunto. Nós, da maior academia de oratória da América Latina, disponibilizamos quinzenalmente novos conteúdos gratuitos em nosso blog. Você pode se inscrever em nossa newsletter (também disponível no final desse artigo) e receber essas novas produções em primeira mão.

Outra opção de estudo é a inscrição em eventos online. Durante janeiro deste ano, realizamos a “Semana do Orador”, o maior evento online de oratória do Brasil. Nele, reunimos as principais técnicas de oratória para vendas, organização de falas/discurso e aumento de performance. Mais de 2000 inscrições foram feitas e mais do que isso: muitos pedidos de liberação das aulas também foram realizados. Prezamos por um aprendizado cíclico e imersivo, por isso, disponibilizamos todas as aulas para você

Além disso, produzimos um guia completo e gratuito para que você perca o medo e fale bem em público. 

 

Qualquer pessoa pode realizar um curso de oratória 

VERDADE. Investir em cursos de oratória não é uma ação que deve ser feita apenas por profissionais que lidam diariamente com a comunicação, como palestrantes. Longe disso. Tal equívoco pode ser explicado em apenas uma frase: falta de conhecimento sobre o que é e para que serve um curso de oratória. Caso ainda tenha dúvidas sobre essa necessidade, então conheça o checklist de 5 motivos para precisar de um curso de oratória

Além do desenvolvimento da oratória em adultos, não podemos nos esquecer das crianças. Durante a infância somos expostos a inúmeros estímulos e cenários, que podem, ou não, facilitar o desenvolvimento de toda a comunicação e oratória. Seja de maneira verbal ou não verbal, desde o nascimento estamos sempre nos comunicando com o mundo.

Com o passar do tempo, é comum que algumas habilidades sejam amadurecidas com mais facilidade, e outras com menos. Entender tais dificuldades é o primeiro passo para que tais estigmas sejam destruídos, principalmente quando falamos do aperfeiçoamento da oratória infantil. 

Qual o melhor curso de oratória para mim?

Reconhecer a necessidade do investimento em um curso de oratória é o primeiro passo. Após entender que tudo se concretiza em uma habilidade, o entendimento das técnicas ficará muito mais fácil e caberá a você identificar qual modalidade de estudo (presencial ou online) mais lhe agrada e qual carga horário é propícia às suas necessidades.

Quais são os cursos de oratória da Vox2you?

Aqui na Vox2you, acreditamos que o caminho para toda transformação humana seja a comunicação. E é pensando nisso que unimos professores com o mais alto know-how, as melhores teorias e técnicas, benefícios exclusivos e desenvolvemos variadas modalidades de cursos de oratória, as quais são destinadas para diferentes rotinas e necessidades. Conheça todas elas:

Curso de oratória gratuito para destacar-se no Clubhouse 

Nome que não saiu da boca dos internautas durante fevereiro desse ano, o Clubhouse é um app para conversas ao vivo. Mas calma, preparamos um super artigo para você, caso ainda não saiba usá-lo ou deseje potencializar sua performance.

Queremos que sua voz conquiste o mundo! É por isso que nós, da maior escola de oratória da América Latina, lançamos o Curso de oratória gratuito para destacar-se no Clubhouse.

Curso de oratória completo – Academy

Curso de oratória intensivo – Intensivox

Curso de oratória Master

Curso de oratória para equipes e empresas – Incompany

Curso de oratória de um dia – One Vox

Curso de oratória personalizado – Vox Time

É cada dia mais extensa a lista de mitos e verdades a respeito de um curso de oratória. Por esse motivo manter-se atualizado(a) é primordial. Caso queira saber mais sobre nossos cursos é só entrar em contato com a unidade mais próxima.

Gostou desse conteúdo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber nossos conteúdos em primeira mão!

 Newsletter Vox2you


Deixe um comentário