Franquias baratas valem a pena mesmo?

Se você chegou até aqui, provavelmente já tem uma lista extensa de motivos para não ser mais um profissional empregado, mas sim, tornar-se franqueado. Sabemos que empreender do zero e da maneira certa pode trazer bons resultados, porém, empreender com um modelo de negócio replicável, já validado e consagrado nacionalmente, pode aumentar esses resultados. Não é atoa que a busca por franquias aumenta exponecialmente todos os dias. Com o constante crescimento do país no ramo, é natural que a quantidade de dúvidas também seja maior, sendo a principal delas: “Franquias baratas valem a pena mesmo?”. E é para expandir seus horizontes que estamos aqui. 

Como funciona o modelo franchising?

Em linhas gerais, o funcionamento tanto de uma franquia, quanto de uma microfranquia, acontece quando o franqueador (pessoa jurídica) detentor de uma marca, concede o direito ao franqueado (pessoa física ou jurídica), para que o mesmo utilize sua marca/produtos/serviços de maneira comercial.

O contrato estabelecido entre ambos determina que:

  • A franquia oriente na instalação da unidade de acordo com o padrão e estrutura do negócio para que haja a exploração comercial por parte do franqueado. Bem como o acompanhando constante;
  • O fraqueado remunere a franqueadora pela liberação desses direitos e também pela orientação oferecida.

Benefícios de investir em uma franquia

Conhecido e aplicado mundialmente, o modelo franchising vem crescendo cada dia mais no país, principalmente no que diz respeito ao investimento em franquias baratas. Tal comportamento pode ser justificado por inúmeros fatores, dos quais, citaremos os quatro principaisSe você acredita que para empreender em 2024 você precisará somente abrir uma empresa, pare. Ser um(a) empreendedor(a) vai muito, muito além:  Conjunto de processos/ práticas/ ações voltadas para a criação de negócios ou organizações, dentre outras. Essas são as definições básicas do tão falado empreendedorismo, realizado por necessidade ou oportunidade, o empreendedorismo é uma via de mão dupla com a inovação, visto que é a partir dela que os diferentes tipos de empreendimento se diferenciam dos outros. Com o constante crescimento do país no ramo, é natural que a quantidade de dúvidas também seja maior, sendo a principal delas: “Em que devo empreender em 2024?”. E é para expandir seus horizontes que estamos aqui. 

1) Marca e experiência consolidadas

Imagine alguem errado por você, descobrindo as melhores soluções e otimizações, sabendo exatamente o que está fazendo. Esse é o cenário para empreendedores que escolhem franquias para investir. Trabalhar com uma marca consolidada, que já conquistou a confiança dos consumidores ao longo do tempo é uma das chaves na atração e retenção de clientes para a franquia na sua região. A associação com a marca faz com que negócio herde parte dessa confiança.

2) Menores riscos de mercado

Por se tratar de um negócio já validado e na maioria das vezes já consolidado no mercado, investir em uma franquia é investir em um conhecimento adquirido ao longo de anos a fio. Empreender com um modelo de negócio já testado no mercado significa já obter experiências de quem viveu o processo como um todo. Isso implica em um modelo com menos risco de rejeição e mais aceitação. Além disso, a franquia já conhece o perfil do seu cliente, de maneira a tornar mais fácil o processo de prospecção, venda e fidelização.

3)  Retorno mais rápido do investimento 

Se você está buscando investir em uma franquia, certamente já sabe que a diminuição de determinados riscos não significa permissão para que não haja esforço, dedicação e foco nos resultados. Em média, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 61% das redes de franquias que atuam no Brasil estimam ter um prazo de retorno do investimento inicial entre 18 a 36 meses. 

Na rede de franquias Vox2you o break even médio é de 6 meses, enquanto que o payback é de 18 meses – variando de acordo com o modelo de franquia escolhido-. Entretanto, existem muitos franqueados da rede que já iniciam as operações com o break even antes da inauguração da escola, visto que há a realização da comercialização dos produtos antes mesmo da inauguração da unidade.

Com relação ao faturamento, os franqueados da rede contam um valor médio de R$1 milhão ao ano e acima de 36% – números esses que também variam de acordo com o modelo de franquia escolhido para operar-. 

4) Suporte completo

É papel da franqueadora transmitir seu conhecimento aos franqueados, de maneira a fornecer ferramentas para o crescimento e sucesso do mesmo. Aqui, além do acompanhamento prévio para instalação e inauguração da unidade, ao abrir uma franquia de educação, você e sua equipe serão constantemente treinados em todas as áreas do negócio.

Desvantagens de investir em franquias baratas

Segundo a ABF, uma franquia barata é aquela que tem como custo o valor total de até R$90.000,00. Taxas de franquia e demais custos necessários são os valores que compõe tal investimento. Em linhas gerais, as franquias baratas são consideradas microfranquias.

Embora atrativas, as microfranquias e seu baixo valor de investimento podem não ser tão rentáveis e lucrativos quanto parecem. Dentre as principais desvantagens do investimento em um franquia barata estão:

  • Pouca autonomia nas decisões: O investimento em uma franquia barata não permite que o franqueado tenha poder de decisão sob aspectos fundamentais para respectiva unidade;
  • Controle sobre a localização feito totalmente pela franqueadora: O ponto comercial é definido conforme o público-alvo, a concorrência e a presença de outras unidades da franquia;
  • Maior risco de falhas: Um modelo de negócio menor pode conter inúmeras falhas estruturais e/ou imperceptíveis até determinado momento, mas, que, podem destruir o funcionamento do seu negócio; 
  • Obrigação de contratação dos fornecedores estabelecidos pela franqueadora: Em se tratando de um modelo de negócio padronizado, é comum que muitas franqueadoras limitem a contratação de fornecedores apenas para os já determinados, proibindo o franqueado de buscar por profissionais em sua região, por exemplo, isso pode onerar ainda mais a produção do ponto comercial, pois pode ser cobrado valores adicionais pelos produtos ou serviços dos terceiros.  

Como saber qual a melhor franquia investir?

Investir em uma franquia é uma decisão que deve ser tomada após muitos estudos. Antes de saber qual a franquia certa para você, é fundamental lembrar que apesar de enquadrado no modelo franchising, nenhum negócio se gere sozinho. É pensando em apoiá-lo nessa decisão que separamos que você não pode deixar de seguir:

  • Realize uma autoanálise;
  • Avalie o mercado que você deseja atuar;
  • Pesquise, pesquise e pesquise;
  • Construa uma análise SWOT prévia;
  • Busque pelo feedback de franqueados e ex-franqueados;
  • Entenda os seus direitos e os benefícios;
  • Analise a COF de franquia. 

Por que investir em um franquia do ramo educacional?

Uma das coisas que você deve observar antes de comprar uma franquia é o que o mercado explana direta e indiretamente sobre o segmento. Segundo dados do IBGE, atualmente o Brasil possui 8,3 milhões de desempregados. Com o aumento crescente desse número, pode-se observar também maiores buscas por cursos de aperfeiçoamento, entre eles os cursos de oratória. A busca para recolocação no mercado de trabalho também fez com que os cursos voltados para soft skills também foram alvo de profissionais que buscavam melhorar suas posições na empresa, bem como para aperfeiçoar seus rendimentos, como é o caso dos profissionais executivos.

Agora pense um pouco além das situações “comuns”. Juntamente ao desenvolvimento das tecnologias, está a geração Z – nascidos entre 1997 e 2010 -, também conhecida como a geração da tecnologia. Pense que essa é a turma que nasceu e cresceu em uma sociedade digital, sabendo se expressar melhor por WhatsApp ou TikTok do que presencialmente. O resultado? Maiores dificuldades em algumas habilidades sociais, principalmente a comunicação. Cada vez mais, conseguir puxar assunto e ter o jogo de cintura em um papo, um almoço ou em uma reunião presencial tem sido uma dificuldade para as novas gerações.

Dados como esses comprovam que sua vida só muda quando você faz sua parte na mudança do mundo. Invista em quem está transformando o cenário de desenvolvimento pessoal e profissional. 

Como funciona a franquia Vox2you?

Para começar, é importante relembrar que a Vox2you é uma empresa que mergulha de cabeça no Oceano Azul. Oportunidades e pouca exploração de mercado são as principais características desse meio que quase não possui concorrentes a tamanho.

Juntamente a essas oportunidades, existem inúmeras chances de um mergulho profundo em diversos aspectos, como, possuir o apoio de quem detém know-how e experiência no mercado.

Se você está buscando investir em uma franquia, certamente já sabe que a diminuição de determinados riscos não significa permissão para que não haja esforço, dedicação e foco nos resultados. Então, se você chegou até aqui, vamos lhe ajudar a prosseguir na sua jornada. Por isso, listamos os principais benefícios de investir um uma franquia da Vox2you.

  • 3 opções de investimento diferentes;
  • Produtos com ticket médio variado que levam ao lucro, impulsionando também vendas mais lucrativas para produtos de ticket alto;
  • Treinamento/suporte comercial;
  • Baixa taxa de roysts;
  • Baixo custo de implantação;
  • Suporte completo que beneficia os investidores que queiram gerir “indiretamente” o negócio;
  • Geração de equity, e também produção de valuation com o tempo.

 

Fazer parte da Vox2you é contar com o know-how e a parceria de uma empresa especializada em transformar vidas pelo poder da comunicação. Junte-se ao time de investidores da Vox e faça parte da primeira e maior rede de escolas de oratória da América Latina. Clique no banner abaixo para receber nossa apresentação de negócios completa!

 

Curtiu? Compartilhe!