Vox2you Vox2you Vox2you Vox2you
  • Home
  • Quem somos
  • Cursos
  • Unidades
  • Contato
  • Blog de Oratória
  • Seja um Franqueado
Vox2you
  • Comunicação

3 dicas de oratória para tornar suas lives irresistíveis 7 min read

  • Rauane Schiavetto
  • 5 de outubro de 2020
  • No Likes
Dicas de oratória

3 dicas de oratória para tornar suas lives irresistíveis 7 min read

3 dicas de oratória para tornar suas lives irresistíveis 7 min read https://vox2you.com.br/wp-content/uploads/vox/dicas_de_oratoria_para_videos.png 1200 439 Rauane Schiavetto Rauane Schiavetto https://secure.gravatar.com/avatar/b7b08280e687c6e442c63bd14d9f7f02?s=96&d=mm&r=g 5 de outubro de 2020 6 de outubro de 2020

Seja no Facebook, no Instagram, no YouTube ou em qualquer outra plataforma, as lives tornaram-se uma modalidade de conteúdo saturada para muitas pessoas. Poucos acessos, baixa quantidade de interações e altas taxas de evasão são algumas das principais objeções que muitos produtores de conteúdo encontram. O que pouco é notado nesse cenário são os motivos para esse cansaço, que na maioria das vezes, resumem-se na falta de um conteúdo relevante e/ou na ausência de estudo das dicas de oratória e técnicas de persuasão.

Dominando um amplo espaço das interações e relações humanas, o universo digital é hoje parte vital das pequenas, médias e grandes empresas. Seja você um profissional da área liberal, política ou de vendas, nunca se esqueça de ficar de olhos abertos com relação as técnicas de oratória.

O que falamos acima é apenas um demonstrativo do porquê você não pode ficar “no mais do mesmo” quando o assunto é entregar conteúdo para seus clientes. Para que isso não aconteça separamos os principais dados sobre as lives no Brasil e três dicas de oratória presentes nos cursos de oratória da Vox2you. E para começar em grande estilo, separamos alguns insights do nosso CEO, Luis Fernando Câmara.

O crescimento das lives no Brasil

Com as condições de isolamento social, tornou-se cada vez mais intensa a realização das chamadas “live content“. Conceituada como uma estratégia online para a entrega de conteúdo, as lives funcionam como uma ponte estratégica entre marca e cliente, acontecendo por meio de transmissões de vídeo ao vivo.

Segundo o Business Insider, o Instagram registrou um aumento de 70%  no número de transmissões ao vivo na plataforma no mês de março de 2020nos EUA – tanto para transmissão quanto para consumo.

Com relação ao consumo de conteúdo no YouTube, o mesmo divulgou seu ranking atualizado das dez lives de maior audiência da história, sendo elas:

  • 1 – Brasil – Marília Mendonça – 3,31 milhões (8 de abril);
  • 2 – Brasil – Jorge & Mateus – 3,24 milhões (4 de abril); 
  • 3 – Itália – Andrea Bocelli – 2,86 milhões (12 de abril);
  • 4 – Brasil – Gusttavo Lima – 2,77 milhões (11 de abril);
  • 5 – Brasil – Sandy & Junior –  2,55 milhões (21 de abril);
  • 6 – Brasil – Leonardo & Eduardo Costa – 2,52 milhões (1 de maio);
  • 7 – Coreia do Sul – BTS – 2,31 milhões (18 de abril);
  • 8 – Brasil – Marília Mendonça  – 2,21 milhões (9 de maio);
  • 9 – Brasil – Henrique & Juliano – 2,06 milhões (19 de abril);
  • 10 – Coreia do Sul – BTS – 2,03 milhões (19 de abril).

O formato de conteúdo das transmissões ao vivo ganhou forma e movimentou não só o segmento do entretenimento. As demais áreas de atuação, como, vendas e educação, também se beneficiaram da estratégia..

Depois de entender isso, bora conferir como utilizar as dicas de oratória a seu favor!

Conheça seu público

Apesar do pleonasmo, não há nada mais verdadeiro do que a frase: “comece pelo começo”!


Independentemente de sua área de atuação, não há nada pior do que ACHAR que conhece seu público.

Conhecê-lo verdadeiramente é uma tarefa constante, que só é possível de ser realizada a partir da combinação de elementos, como: gênero, idade, preferências, classe social e por aí vai.

Juntamente ao desenho do público alvo, você também pode formatar suas personas. Tal estratégia cumpre exatamente o que diz em seu nome, ou seja, personas = pessoas. Por mais que pareçam a mesma coisa, público alvo e persona não são iguais, mas sim complementares.

A definição da persona ocorre com base em dois pilares, sendo eles: a análise das informações do público e a combinação das respostas para as perguntas abaixo.

  • Quais são as dores e anseios da minha persona?
  • Quais são os hábitos de consumo dessa persona? Ela possui hobbies? Onde gosta de ir quando quer se divertir? É religiosa? Como consome informações?
  • Como o meu produto/serviço pode ajudá-la a superar essa dor?

Ao recolher tais materiais você poderá estruturar e guiar sua live da melhor forma, visto que com eles será mais fácil entender o que sua persona espera e a forma pela qual ela espera por isso, por exemplo, o tipo de linguagem utilizado.

Entenda o Efeito Proteus

Efeito quem? Esse é o super-herói de qual desenho?

 

Compondo a lista de dicas de oratória para a realização de uma boa live, podemos destacar o Efeito Proteus. Em linhas gerais, esse fenômeno consiste nas mudanças feitas pelas autorrepresentações virtuais, no comportamento real dos indivíduos.

Estudos realizados pelo pesquisador Nick Yee, graduado pela Haverford College e PHD em comunicação pela Universidade de Stanford, sobre o jogo online “World of Warcraft” provam a teoria do Efeito Proteus. Segundo o especialista, nossa identidade digital pode assumir novas personas em função do tipo de corpo virtual que utilizamos naquele ambiente, de modo que a vida real seja afetada/influenciada pelas características de nossos avatares. 

Posicione-se e se arrume como estivesse em um evento presencial, escolhendo uma roupa que lhe promova a sensação de confiança e segurança. Seja online ou presencialmente, seu cartão de visita continua o mesmo: você. Então, trabalhe-o a seu favor!

Domine seu conteúdo

Assim como você deve dominar as informações sobre seu público e persona(s), você não pode se esquecer do elemento principal da sua live: o conteúdo.

 

Dentre as dicas de oratória, essa é uma que jamais pode ser executada sem planejamento e estudo prévio. Uma boa live está totalmente ligada ao domínio do conteúdo. Inicialmente organizar as ideias pode parecer impossível, mas algumas ferramentas podem ajudá-lo (a) nisso, por exemplo, o brainstorming e a organização por blocos. 

O primeiro, como a tradução diz, significa tempestade cerebral. Esse é o momento de colocar tudo no papel, até mesmo aquilo que parece ser bobo. Não se esqueça que as ideias são as percursoras de grandes invenções. Uma boa opção é dispor aos seus seguidores/inscritos uma forma para destinação de dúvidas prévias, e na live você reserva um tempo para respondê-las

Após dedicar-se a essa chuva de ideias, é hora de organizá-la.

Identifique apenas aquilo que é útil ao seu público e principalmente aquilo que pode ser passado no tempo máximo da live, que no Instagram é de 60 minutos. Após isso, organize-as por núcleos, de maneira a conectar todos os blocos de conteúdos.

Dica extra: faça um curso de oratória

Seja para aprender a organizar um discurso estruturado e convincente, conduzir uma apresentação com excelência ou encantar sua audiência, a oratória sempre irá ajudá-lo(a). 

Sua postura, articulação e modulação de voz são apenas algumas das técnicas de oratória que serão utilizadas utilizará durante toda a sua vida. Por exemplo, não é porque tempo é de 60 minutos que você deve falar de maneira acelerada ou atropelada. Mas isso também não quer dizer que você deva ter um ritmo lento e monótono. Lembre-se que seu discurso deve ser harmônico e sobretudo convincente.

Desde o nascimento somos condicionados a nos comunicarmos. Do primeiro choro às oportunidades da vida adulta, sempre existirá um elemento infinito: a comunicação. E estar pronto para as mais diversas situações é o que fará a diferença.

Engana-se quem pensa que para falar bem e em público é necessária uma multidão. Aqui na Vox, oratória é MUITO mais que isso. É ser uma verdadeira academia de oratória com:

  • Mais de 150 dinâmicas, 80 técnicas e 40 aulas;
  • Um ambiente de networking em que os alunos são desafiados a todo instante a se tornarem profissionais e pessoas melhores;
  • A responsabilidade da formação de mais de 15 mil alunos.

Conseguir sentir o que é oratória para a Vox é uma experiência presencial única. Venha vivê-la!

Para saber mais sobre a Vox2you é só clicar AQUI e para entrar em contato com a unidade mais próxima de você é só clicar AQUI.

Newsletter Vox2you


 

Comentários Cancel Reply

Guia da comunicação não violenta: o que é e como praticá-la
Oratória: como praticá-la com as crianças
  • 0
A Vox2you
  • Vox2you
  • Quem Somos
  • Cursos
  • Unidades
  • Blog de Oratória
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Política de privacidade
  • Mapa do Site
Nossos Cursos
  • Academy
  • Intensivox
  • Master
  • Incompany
Contato

Av. Costábile Romano, 3055

Bairro Ribeirânia – Ribeirão Preto – SP

CEP:14096-380
 
FALE CONOSCO

Vox2you © 2020 - Todos os direitos reservados

  • Home
  • Quem somos
  • Cursos
  • Unidades
  • Contato
  • Blog de Oratória
  • Seja um Franqueado
Enter your
text here
Login to Vox2you
Lost Password?
Reset Password
Enter the username or e-mail you used in your profile. A password reset link will be sent to you by email.
Already have an account? Login

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site.

Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em configurações.

Visão geral de privacidade
Vox2you

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies necessários

O cookie deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se você desabilitar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.