Se você chegou até aqui, provavelmente já tem uma lista extensa de motivos para não ser mais um profissional empregado, mas sim, tornar-se empreendedor. Você certamente também já sabe que as opções de empreendedorismo são inúmeras, o que você pode ainda não saber é que esse cenário no ramo de franquias traz chances de sucesso ainda maiores. Mas, se você ainda não conhece o modelo de negócios e muito menos faz ideia de como ele pode ser a virada da sua vida, calma. Nós vamos te explicar.
Abrir o negócio próprio do zero X Investir em uma franquia: o que fazer?
3 desvantagens de abrir o próprio negócio
1) Inúmeros riscos e nenhum suporte
Antes de abrir o próprio negócio é necessário ter em mente que você estará inserindo uma marca completamente nova e desconhecida no mercado. Parece muito legal, certo?! A chance de “chegar chegando”.. Mas, na verdade, comumente é o contrário que acontece: sua marca tem grandes chances de ser rejeitada ou não ser assertiva. Juntamente a isso, abrir o próprio negócio pressupõe que você seja literalmente o centro de tudo. Você não receberá mentorias e não terá auxílio de ninguém que já tenha vivido aquele negócio.
Somado a isso, ainda encontram-se os riscos proporcionados por aspectos externos, como política, saúde e economia. E essa foi uma vivência vivida pelo mundo todo com o surgimento da COVID-19 e suas complicações. Empreendedores que optaram por abrir o próprio negócio, sentiram na pele o aumento nos casos de falência.
2) Maiores investimentos para o funcionamento do negócio
Você pode estar pensando que os riscos citados acima poderiam ser facilmente contornados por meio de consultorias e mão de obra especializada. E sim, essa informação está correta. Entretanto, tal esforço teria um alto custo, o que nos leva ao segundo problema da abertura do zero de um negócio próprio.
Abrir um negócio do zero pressupõe também a destinação de certa verba para divulgação. Nesse ponto, você também terá que estar disposto a investir, visto que é com o capital em marketing que sua empresa passa a ser mais notada e procurada.
Além disso, possuir um alto valor em caixa para eventualidades faz-se muito necessário. Nomeada como “reserva de emergência”, essa quantidade de dinheiro possibilitará que sua empresa mantenha-se de pé por 6 meses caso a lucratividade não seja suficiente para o pagamento das contas.
Ademais, todo e qualquer empreendedor deve ter em mente os riscos do negócio, bem como os riscos externos do mercado, por exemplo, a crise sanitária do COVID-19. Durante 2020, o SEBRAE realizou uma pesquisa com empreendedores de todo o país. O objetivo era entender as consequências, principalmente financeiras, geradas pela doença. Observe o resultado.
Como o seu negócio está sendo afetado, até este momento, pelo CORONAVÍRUS em termos de faturamento mensal?
Fonte: SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
3) Prazo mais extenso para o break even e geração de lucro
Assim como em qualquer investimento da vida, sempre buscamos o retorno sob ele. No caso do investimento em um negócio próprio, essa espera pode ser resumida em alguns pontos, como, break even e lucro.
O chamado break even resume-se basicamente no estágio em que a empresa ainda não lucra, mas consegue empatar as receitas com as despesas para zerar o orçamento do mês. O tempo até conseguir equiparar ganhos e gastos precisa ser estimado antes da inauguração. Mesmo assim, há casos em que o ponto de equilíbrio demora mais a chegar e o negócio acaba fechando as portas. Esse é mais um dos pontos que torna o investimento em um negócio do zero tão arriscado, o que consequentemente implica na busca por outros modelos de negócios, como, as franquias.
O que é e como funciona uma franquia?
Em linhas gerais, o funcionamento de uma franquia acontece quando o detentor de uma marca (franqueador), concede o direito de uso da marca/produtos/serviços de maneira comercial para outra pessoa (física ou jurídica), é o que chamamos de franqueado(a). Para tal acordo, é estabelecido um contrato de franquia, o qual determina:
- Orientação da franqueadora para com o franqueado a respeito da instalação da unidade de acordo com o padrão e estrutura do negócio;
- Acompanhamento do franqueado durante todo o processo de instalação, inauguração e maturação do negócio no mercado;
- Remuneração do franqueado perante a franqueadora. Tal remuneração diz respeito à liberação dos direitos de uso da marca e também pela orientação oferecida.
3 benefícios de investir em uma franquia
Você já deve ter notado que é cada dia maior o número de investidores que buscam investir no modelo de franquias. Tal comportamento pode ser justificado por inúmeros fatores, dos quais, citaremos os três principais:
1) Menores riscos de mercado
Por se tratar de um negócio já validado e na maioria das vezes já consolidado no mercado, investir em uma franquia é investir em um conhecimento adquirido ao longo de anos a fio. Empreender com um modelo de negócio já testado no mercado significa já obter experiências de quem viveu o processo como um todo. Isso implica em um modelo com menos risco de rejeição e mais aceitação. Além disso, a franquia já conhece o perfil do seu cliente, de maneira a tornar mais fácil o processo de prospecção, venda e fidelização.
2) Retorno mais rápido do investimento
Se você está buscando investir em uma franquia, certamente já sabe que a diminuição de determinados riscos não significa permissão para que não haja esforço, dedicação e foco nos resultados. Em média, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 61% das redes de franquias que atuam no Brasil estimam ter um prazo de retorno do investimento inicial entre 18 a 36 meses.
Na rede de franquias Vox2you o break even médio é de 6 meses, enquanto que o payback é de 18 meses. Entretanto, existem muitos franqueados da rede que já iniciam as operações com o break even antes da inauguração da escola, visto que há a realização da comercialização dos produtos antes mesmo da inauguração da unidade.
Com relação ao faturamento, os franqueados da rede contam um valor médio de R$1 milhão ao ano e um lucro de R$$300.00,00 a R$488.00,00. Entretanto, esse faturamento pode ser muito maior, como foi o caso da franqueada Rafaela Justino, que faturou R$1,5 milhão em 2019, sendo destaque em portais como, SP Agora, Franquia e Companhia e Segs.
3) Suporte completo
É papel da franqueadora transmitir seu conhecimento aos franqueados, de maneira a fornecer ferramentas para o crescimento e sucesso do mesmo. Aqui, além do acompanhamento prévio para instalação e inauguração da unidade, ao abrir uma franquia de educação, você e sua equipe serão constantemente treinados em todas as áreas do negócio.
Por que investir em uma franquia do ramo educacional?
Investir em uma franquia de educação pode ser uma escolha estratégica por diversas razões, principalmente pela vertente de faturamento. No primeiro semestre de 2023, o faturamento do segmento de franquias cresceu em 15% na comparação com o mesmo período de 2022. O setor atingiu R$ 105,1 bilhões até junho, frente R$ 91,4 bilhões no primeiro semestre do ano passado. Segundo dados Brain Inteligência Estratégica, cedidos com exclusividade à CNN.
Agora vamos observar por outra perspectiva. Segundo dados do IBGE, atualmente o Brasil possui 8,3 milhões de desempregados. Com o aumento crescente desse número, pode-se observar também maiores buscas por cursos de aperfeiçoamento, entre eles os cursos de oratória. A busca para recolocação no mercado de trabalho também fez com que os cursos voltados para soft skills também foram alvo de profissionais que buscavam melhorar suas posições na empresa, bem como para aperfeiçoar seus rendimentos, como é o caso dos profissionais executivos.
Agora pense um pouco além das situações “comuns”. Juntamente ao desenvolvimento das tecnologias, está a geração Z – nascidos entre 1997 e 2010 -, também conhecida como a geração da tecnologia. Pense que essa é a turma que nasceu e cresceu em uma sociedade digital, sabendo se expressar melhor por WhatsApp ou TikTok do que presencialmente. O resultado? Maiores dificuldades em algumas habilidades sociais, principalmente a comunicação. Cada vez mais, conseguir puxar assunto e ter o jogo de cintura em um papo, um almoço ou em uma reunião presencial tem sido uma dificuldade para as novas gerações.
Lembre-se sempre que, ambos empreendimentos possuem pontos negativos e positivos. Cabe a você avaliar qual dos dois modelos de negócios tem uma melhor adequação ao seu perfil.
Junte-se ao time de investidores inteligentes que escolheram a Vox2you e faça parte da primeira e maior rede de escolas de oratória da América Latina. Preencha o formulário abaixo com seus dados e fale com nosso time especialista.