A importância da comunicação

importância da comunicação perder o medo de falar em público

A importância da comunicação

A importância da comunicação 1080 1080 Beatriz Cassão

A comunicação tem uma importância fundamental em nossas vidas, mas falar em público não é fácil. Mesmo para quem é desinibido e confiante sempre bate aquele “frio na barriga” na hora de subir no palco e olhar de frente um grupo de pessoas inquietas ou ansiosas.
Ainda não inventaram uma maneira melhor de convencer as pessoas do que falar em público, ou melhor, de reunir, envolver e encantar através de palavras.

No best-seller Sapiens – Uma breve história da humanidade, o autor Yuval Noah Harari defende a ideia de que nós só conseguimos chegar à lua porque fomos capazes de contar histórias e de nos comunicar corretamente.

Mais do que a capacidade de fabricar ferramentas, foram as histórias que fizeram nossos antepassados acreditar em ideias que pareciam impossíveis aos ouvidos da época, e essa busca pelo “impossível” foi um fator fundamental para o nosso desenvolvimento como sociedade. 

O simples fato de estar vivo cria a necessidade de transmitir uma ideia, de expressar um sentimento e mobilizar aqueles que nos cercam.O poder exercido pela comunicação vai continuar ativo até o fim dos tempos. Tanto para crescer como indivíduo e profissional, como para construir um mundo que tenha mais a nossa cara.
Nesse artigo, vamos conversar um pouco sobre a importância da comunicação e de saber se expressar da forma correta.

 

O PODER DA COMUNICAÇÃO

Em qualquer área da nossa vida, ter apenas uma boa ideia não é suficiente para o sucesso, pois além disso é preciso saber vendê-la corretamente. Organizar os melhores argumentos em uma sequência lógica, usar gatilhos mentais, dar a entonação correta para a voz e manter uma postura, são coisas indispensáveis para qualquer pessoa que deseje ter sucesso na vida, tanto profissional, acadêmica e pessoal.

Tanto é que um dos maiores prazeres que existem é saber se comunicar com simplicidade, clareza e segurança. É através da oratória que a gente cultiva relações em nossa vida, e expomos o que queremos ao mundo. 

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO MUNDO DIGITAL

Se falar era importante no passado, imagine agora, depois de todos os avanços com a internet.
A cultura digital ampliou o leque de possibilidades de uma maneira impensável. E o futuro vai ser cada vez mais o tempo de cooperar, comunicar e compartilhar. Ou seja, de contar histórias.
Hoje, qualquer pessoa pode criar canal no YouTube ou página em rede social para divulgar o seu trabalho, expor ideias, gerar debates, lutar por uma causa, informar, ou, simplesmente, divertir.

Profissionais de todas as áreas, empreendedores e até crianças que jogam videogame fazem isso.
Quanto melhor for a sua comunicação, maior a chance de conquistar clientes, obter visualizações, gerar engajamento e até ter sucesso em uma vaquinha online.
Tanto é que muitos dos influenciadores digitais de sucesso, só conseguiram estar onde estão hoje devido a técnicas de comunicação eficaz, simples, intuitiva e também persuasiva.

Ainda mais no cenário imediatista em que estamos inseridos hoje:

140 caracteres no Twitter
15 segundos no Stories do Instagram
5 segundos no Youtube

Esses são os números que as pessoas que desejam se comunicar bem nas redes sociais devem ficar atentas, visto que é o tempo/caracteres que você tem em mãos para chamar atenção do seu público. 

 

O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO SÓ ATRAPALHA

Falar em público é uma das coisas que mais apavora as pessoas desde que mundo é mundo. Acredite se quiser, até o Pai da Oratória mesmo sabendo da importância da comunicação, nunca proferiu um discurso sequer na Grécia Antiga. Isócrates foi o responsável por incluir a retórica no currículo escolar de Atenas. Ele sabia ensinar, mas tinha pavor de subir à tribuna e falar aos seus semelhantes porque não considerava sua voz boa o bastante pra isso. 

E continua sendo assim. Mesmo com toda a informalidade que a gente conquistou ao longo desses dois mil anos. A pessoa que não acredita ter o “dom da oratória” fica nervosa, insegura e até gagueja. Muitas vezes, ela “esquece” o que dizer quando se vê diante de uma plateia, ainda que conheça bem o assunto.

Mas, acredite! Para falar bem em público não é preciso ter o “dom”. É como dizem: “os poetas nascem, e os oradores se fazem”. Ou seja, ela pode ser muito bem aprendida, contanto que haja empenho e dedicação.

A Vox2you desenvolveu um ebook super explicativo com 7 dicas que ajudarão você a perder o medo de falar em público. Baixe clicando na imagem abaixo.

COMUNICAR É PRECISO

Concluindo, pessoas de todas as áreas e posições hierárquicas precisam ter uma boa comunicação. Seja para divulgar seu trabalho na internet, publicar vídeos, responder, negociar, liderar subordinados, participar de reuniões e de- fender seu ponto de vista de maneira adequada, apresentar relatórios, ministrar cursos, vender produtos e serviços, dar entrevistas. E por aí vai!

A lista é grande, porque todo mundo precisa se comunicar para resolver as mais diversas situações do dia a dia. Além disso, falar bem evita desgastes, traz clareza, agilidade e companheirismo. Então, cada vez mais, ter desen- voltura para falar em público tem se tornado fundamental para crescer comopessoa e profissional.

Se você tem dúvidas sobre o assunto deixe nos comentários que um de nossos mestres em oratória itá responder.
Se deseja se atualizar com mais conteúdos de dicas de oratória para falar bem em público, cadastre seu email em nossa lista vip logo abaixo. 

    Franqueadora Vox2you

    Horário : 09:00 – 19:00

    Endereço : Av. Costábile Romano, 3055
    Ribeirânia – R
    ibeirão Preto/SP

    Fone: (16) 3617-5825