Seja no Facebook, no Instagram, no YouTube ou em qualquer outra plataforma, as lives tornaram-se uma modalidade de conteúdo saturada para muitas pessoas. Poucos acessos, baixa quantidade de interações e altas taxas de evasão são algumas das principais objeções que muitos produtores de conteúdo encontram. O que pouco é notado nesse cenário são os motivos para esse cansaço, que na maioria das vezes, resumem-se na falta de um conteúdo relevante e/ou na ausência de estudo das dicas de oratória e técnicas de persuasão.

Dominando um amplo espaço das interações e relações humanas, o universo digital é hoje parte vital das pequenas, médias e grandes empresas. Seja você um profissional da área liberal, política ou de vendas, nunca se esqueça de ficar de olhos abertos com relação as técnicas de oratória.

O que falamos acima é apenas um demonstrativo do porquê você não pode ficar “no mais do mesmo” quando o assunto é entregar conteúdo para seus clientes. Para que isso não aconteça separamos os principais dados sobre as lives no Brasil e três dicas de oratória presentes nos cursos de oratória da Vox2you. E para começar em grande estilo, separamos alguns insights do nosso CEO, Luis Fernando Câmara.

O crescimento das lives no Brasil

Com as condições de isolamento social, tornou-se cada vez mais intensa a realização das chamadas “live content“. Conceituada como uma estratégia online para a entrega de conteúdo, as lives funcionam como uma ponte estratégica entre marca e cliente, acontecendo por meio de transmissões de vídeo ao vivo.

Segundo o Business Insider, o Instagram registrou um aumento de 70%  no número de transmissões ao vivo na plataforma no mês de março de 2020nos EUA – tanto para transmissão quanto para consumo.

Com relação ao consumo de conteúdo no YouTube, o mesmo divulgou seu ranking atualizado das dez lives de maior audiência da história, sendo elas:

O formato de conteúdo das transmissões ao vivo ganhou forma e movimentou não só o segmento do entretenimento. As demais áreas de atuação, como, vendas e educação, também se beneficiaram da estratégia..

Depois de entender isso, bora conferir como utilizar as dicas de oratória a seu favor!

Conheça seu público

Apesar do pleonasmo, não há nada mais verdadeiro do que a frase: “comece pelo começo”!


Independentemente de sua área de atuação, não há nada pior do que ACHAR que conhece seu público.

Conhecê-lo verdadeiramente é uma tarefa constante, que só é possível de ser realizada a partir da combinação de elementos, como: gênero, idade, preferências, classe social e por aí vai. Juntamente ao desenho do público alvo, você também pode formatar suas personas. Tal estratégia cumpre exatamente o que diz em seu nome, ou seja, personas = pessoas. Por mais que pareçam a mesma coisa, público alvo e persona não são iguais, mas sim complementares.

A definição da persona ocorre com base em dois pilares, sendo eles: a análise das informações do público e a combinação das respostas para as perguntas abaixo.

Ao recolher tais materiais você poderá estruturar e guiar sua live da melhor forma, visto que com eles será mais fácil entender o que sua persona espera e a forma pela qual ela espera por isso, por exemplo, o tipo de linguagem utilizado.

Entenda o Efeito Proteus

Efeito quem? Esse é o super-herói de qual desenho?

 

Compondo a lista de dicas de oratória para a realização de uma boa live, podemos destacar o Efeito Proteus. Em linhas gerais, esse fenômeno consiste nas mudanças feitas pelas autorrepresentações virtuais, no comportamento real dos indivíduos.

Estudos realizados pelo pesquisador Nick Yee, graduado pela Haverford College e PHD em comunicação pela Universidade de Stanford, sobre o jogo online “World of Warcraft” provam a teoria do Efeito Proteus. Segundo o especialista, nossa identidade digital pode assumir novas personas em função do tipo de corpo virtual que utilizamos naquele ambiente, de modo que a vida real seja afetada/influenciada pelas características de nossos avatares. 

Posicione-se e se arrume como estivesse em um evento presencial, escolhendo uma roupa que lhe promova a sensação de confiança e segurança. Seja online ou presencialmente, seu cartão de visita continua o mesmo: você. Então, trabalhe-o a seu favor!

Domine seu conteúdo

Assim como você deve dominar as informações sobre seu público e persona(s), você não pode se esquecer do elemento principal da sua live: o conteúdo.

 

Dentre as dicas de oratória, essa é uma que jamais pode ser executada sem planejamento e estudo prévio. Uma boa live está totalmente ligada ao domínio do conteúdo. Inicialmente organizar as ideias pode parecer impossível, mas algumas ferramentas podem ajudá-lo (a) nisso, por exemplo, o brainstorming e a organização por blocos. 

O primeiro, como a tradução diz, significa tempestade cerebral. Esse é o momento de colocar tudo no papel, até mesmo aquilo que parece ser bobo. Não se esqueça que as ideias são as percursoras de grandes invenções. Uma boa opção é dispor aos seus seguidores/inscritos uma forma para destinação de dúvidas prévias, e na live você reserva um tempo para respondê-las

Após dedicar-se a essa chuva de ideias, é hora de organizá-la. Identifique apenas aquilo que é útil ao seu público e principalmente aquilo que pode ser passado no tempo máximo da live, que no Instagram é de 60 minutos. Após isso, organize-as por núcleos, de maneira a conectar todos os blocos de conteúdos.

Dica extra: faça um curso de oratória

Seja para aprender a organizar um discurso estruturado e convincente, conduzir uma apresentação com excelência ou encantar sua audiência, a oratória sempre irá ajudá-lo(a). 

Sua postura, articulação e modulação de voz são apenas algumas das técnicas de oratória que serão utilizadas utilizará durante toda a sua vida. Por exemplo, não é porque tempo é de 60 minutos que você deve falar de maneira acelerada ou atropelada. Mas isso também não quer dizer que você deva ter um ritmo lento e monótono. Lembre-se que seu discurso deve ser harmônico e sobretudo convincente.

Desde o nascimento somos condicionados a nos comunicarmos. Do primeiro choro às oportunidades da vida adulta, sempre existirá um elemento infinito: a comunicação. E estar pronto para as mais diversas situações é o que fará a diferença.

Engana-se quem pensa que para falar bem e em público é necessária uma multidão. Aqui na Vox, oratória é MUITO mais que isso. É ser uma verdadeira academia de oratória com:

Conseguir sentir o que é oratória para a Vox é uma experiência presencial única. Venha vivê-la!

Para saber mais sobre a Vox2you é só clicar AQUI e para entrar em contato com a unidade mais próxima de você é só clicar AQUI.

Newsletter Vox2you


 

Deixe um comentário